CIDADE

Unidades de saúde receberão mais 5 mil doses de vacina contra gripe

Cerca de cinco mil doses de vacinas contra a gripe serão distribuídas entre as Unidades Básicas de Saúde da cidade. Trata-se de um lote extra enviado pelo Estado ao Município

Geórgia Santos
Publicado em 01/06/2016 às 08:07Atualizado em 16/12/2022 às 18:39
Compartilhar

Foto/Neto Talmeli

Principalmente idosos procuraram a UBSs, que não contam mais com vacinas desde o fim da campanha

Cerca de cinco mil doses de vacinas contra a gripe serão distribuídas entre as Unidades Básicas de Saúde da cidade. Trata-se de um lote extra enviado pelo Estado ao Município. As vacinas foram entregues na terça-feira, 31, mas somente estarão disponíveis para o público alvo a partir desta quinta-feira.

Durante a campanha de vacinação, 71.002 pessoas foram vacinadas em Uberaba. O público da meta reúne 62.885 pessoas e deste total foram imunizadas 82,25%. A campanha acabou e as doses também, mas alguns usuários que pertencem ao chamado público alvo ainda buscam por vacinas, principalmente os idosos. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde solicitou ao Estado para que pedisse ao Ministério da Saúde um lote extra.

“O número estipulado pelo Governo Federal sobre o público alvo, com base no último levantamento do IBGE, está defasado. Por isso nos deparamos com essa situação, em que pessoas inseridas no público alvo não conseguiram se vacinar. Fizemos o pedido de mais doses, buscamos na Superintendência Regional de Saúde e até nesta quinta-feira as unidades estarão com mais doses para vacinar essas pessoas. Porém, acredito que, mesmo assim, nem todos conseguirão receber a dose. Cinco mil doses parecem pouco pela quantidade de usuários que procuraram as unidades”, explica o diretor de Vigilância Epidemiológica, Robert Boaventura.

Robert destaca que este é o último lote enviado ao município e, por isso, orienta as pessoas que fazem parte do público alvo para que procurem logo a UBS mais perto de casa. “Acredito que teremos unidades lotadas nesta quinta-feira e, provavelmente, no dia seguinte não teremos mais vacinas”, diz.

Além disto, o diretor destaca que o Município já repassou ao Estado para que comunique ao Ministério da Saúde de que o número de vacinas enviadas para Uberaba com base no público-alvo é pequeno e está defasado. Por isso, ele espera que para a próxima edição da campanha haja novo levantamento.

A imunização acontece nas Unidades Básicas de Saúde, no horário das 8h às 16 horas. As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e as Unidades Regionais de Saúde dos bairros Boa Vista e São Cristóvão (URSs) não são locais de vacinação.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por