CIDADE

Codau garante que não faltará água com problema em poço

Luiz Guaritá Neto, presidente do Codau, garante que não faltará água na região noroeste por conta de problema técnico em poço artesiano profundo no bairro Olinda

Geórgia Santos
Publicado em 31/05/2016 às 07:37Atualizado em 16/12/2022 às 02:54
Compartilhar

Foto/Jairo Chagas

Bomba que deverá ser totalmente desmontada para a verificação do problema, que pode estar localizado a 500 metros de profundidade

Luiz Guaritá Neto, presidente do Codau, garante que não faltará água na região noroeste por conta de problema técnico em poço artesiano profundo no bairro Olinda, mas não esconde a necessidade de economia. Na quarta-feira (25) foi detectada falha do Centro de Reservação 6 e como não é a primeira vez que o problema acontece, os moradores da região atendida pelo CR-6 temem que haja falta de água novamente.

De acordo com Guaritá, infelizmente os técnicos notaram barulho diferente oriundo do poço profundo, por isto, preventivamente, foi preciso paralisar o poço para pesquisar de onde vem a falha. “São mais de 500 metros de profundidade, é preciso desmontar peça por peça para análise, por isto será preciso que o poço fique de 15 a 20 dias inativo”, destaca Luiz Neto.

O presidente explica que se o problema tivesse acontecido há dois anos, a população tinha com o que se preocupar, pois o poço do CR-6 é realmente importante para o abastecimento da região noroeste. Mas foi feita uma obra importante, que é a grande adutora diagonal, que está garantindo esse abastecimento na região, levando água até as Chácaras Mariitas. “Porém, a população tem que adotar medidas de prevenção, pois estamos sem o poço para abastecer. Não haverá falta de água, desde que as pessoas não desperdicem nesse momento”, enfatiza o presidente da autarquia.

Desde que foi detectada falha, que deixou o poço inativo, segundo Luiz Neto, o Codau não recebeu nenhuma reclamação ou questionamento por falta de água. Nem a equipe de reportagem do Jornal da Manhã recebeu reclamações sobre o assunto. “Estamos conseguindo manter o CR-6 bem cheio para gerar pressão e fazer o abastecimento de bairros mais longe, em locais mais altos. Ou seja, não há motivo de grande preocupação, mas temos que prevenir as pessoas, porque não estamos em plena carga. Não crie desperdício, pois estamos ‘tirando água’ de outras regiões de Uberaba para atender a essa, estamos fazendo um esforço coletivo”, afirma Neto.

Para o reparo, a autarquia espera pela chegada de uma equipe especializada, que vem do Estado de São Paulo. Assim que chegarem, as intervenções começam a ser realizadas, para que o poço retome a normalidade o quanto antes.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por