CIDADE

Apesar da queda de crimes violentos, furtos crescem nas fazendas da região

Nos cinco primeiros meses deste ano foram registrados 119 furtos contra 33 roubos em fazendas de Uberaba

Geórgia Santos
Publicado em 30/05/2016 às 08:17Atualizado em 16/12/2022 às 18:41
Compartilhar

Entre janeiro e maio deste ano houve crescimento de furtos em propriedades rurais do município de Uberaba, enquanto que o número de roubos – ação em que se registra o uso de violência – caiu no mesmo período. O levantamento é do Conselho Comunitário de Segurança Rural (Conser) e elaborado pela Polícia Militar. Nos cinco primeiros meses deste ano foram registrados 119 furtos contra 33 roubos em fazendas de Uberaba.

De acordo com dados, no mês de janeiro foram registrados 26 furtos; em fevereiro, 23; no mês de março foram 26, em abril, 35 furtos e até o dia 8 de maio foram contabilizados nove furtos. Com relação aos dias da semana, a segunda-feira é o dia em que é registrado o maior número de furtos, isso porque a maioria acontece no fim de semana, mas o produtor registra o boletim de ocorrência na segunda-feira, de acordo com o Conser.

Quanto aos crimes violentos, neste mesmo período aconteceram na zona rural de Uberaba, 33 roubos e dois homicídios. O levantamento mostra que o mês de janeiro de 2016 foi o que registrou o maior número, sendo 14 crimes violentos; no mês de fevereiro foram 11; março, quatro; em abril também quatro e em maio até o dia 8 foram registrados dois crimes violentos.

De acordo com a presidente do Conser, Patrícia Cristina Lemos, o número de furtos aumentou em Uberaba, isso devido à crise econômica que o País enfrenta. “Acompanhamos os índices e foi possível perceber que além do aumento de furto, houve uma redução de crimes violentos”, explica Patrícia.

Normalmente os furtos em fazendas são premeditados, e ainda segundo Patrícia, nas reuniões de prevenção do conselho, sempre é repassada a orientação de que os bandidos realizam uma pesquisa para depois invadir a propriedade, vai sondando, conversando com funcionários, que sem experiência

repassam as informações necessárias para o furto.

Sendo assim, para evitar estas situações, além de reuniões, o Conser utiliza redes sociais, onde o conselho, produtores rurais e a Polícia Militar estão interligadas para repassar informações e alertas. “Pedimos também aos produtores para acionarem a patrulha rural sempre que houver algo suspeito, e pedir aos vizinhos que façam o mesmo, entre outras medidas”, explica Patrícia, que ainda destaca a implantação do sistema Olho Vivo na zona rural, que começa a funcionar a partir desta semana, na comunidade de Santa Fé, e que deverá se expandir para as demais.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por