CIDADE

ANS alerta para as formas de contratação do plano de saúde

Antes de contratar, a pessoa deve estar atenta ao que deseja incluir em seu plano para que ele esteja de acordo com suas necessidades

Letícia Morais
Publicado em 30/05/2016 às 08:07Atualizado em 16/12/2022 às 18:41
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Foto/Reprodução

Desde o dia 15 de maio começaram a vigorar as novas regras de atendimento prestado por operadoras do plano de saúde

De acordo com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) existem diversas formas de contratação de um plano de saúde e alerta o usuário para que fique atento na hora de fechar o serviço. Por isso, é importante que o interessado saiba a distingui-las, pois, algumas regras mudam de acordo com tipo de contrato. O órgão alerta que a segmentação do plano é justamente a composição das coberturas, definindo então a que tipo de atendimento o cliente tem direito.

De acordo com a ANS, se o contrato do plano ocorrer diretamente com a operadora que vende planos, ele é do grupo dos individuais ou familiares. Além desse, ainda existem dois tipos de planos coletivos: os empresariais, que prestam assistência aos funcionários da empresa contratante pelo vínculo empregatício ou estatutário; e os coletivos, que são aqueles de adesão, contratados por pessoas jurídicas de caráter profissional, classista ou setorial, como conselhos, sindicatos e associações profissionais.

Desde o dia 15 de maio começaram a vigorar as novas regras de atendimento prestado por operadoras do plano de saúde nas solicitações de procedimentos e serviços de cobertura assistencial. Em Uberaba, por ser detentora do selo ISO, a Unimed garante que já segue o que é preconizado pela ANS, por isso, não houve mudanças em seu atendimento.

Em contrapartida, diversas pessoas acionaram a reportagem do Jornal da Manhã para falar sobre a cobertura e relatar dúvidas no que tange ao uso do plano de saúde, mostrando que a população nem sempre sabe o que está contratando. Nesse caso, a empresa afirma que são várias as possibilidades de cobertura e que para garantir que haja conhecimento a respeito do contrato existe uma área especializada para o relacionamento com os clientes.

A Unimed não informou quais são os planos de saúde mais procurados e o valor médio de cada um, pois, segundo a empresa, todos são procurados, sejam dos mais básicos aos de maior abrangência. A Unimed informou ainda que os valores vão depender das coberturas incluídas no contrato. A empresa não respondeu o questionamento sobre quais são as principais dúvidas e/ou erros que os clientes cometem quando acionam o plano de saúde. No entanto, assegurou que o cliente pode obter todas as informações 24 horas por dia pelo telefone 0800 34 3133.

A reportagem entrou em contato com a RN Metropolitan, mas até o fechamento desta edição não havia respondido o questionamento.

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