CIDADE

Pecuarista tem até esta terça para vacinar rebanho contra aftosa

Conforme os dados divulgados pelo IMA, na regional de Uberaba, até o dia 24 de maio, o índice declarado de vacinação era de 60% dos animais

Geórgia Santos
Publicado em 30/05/2016 às 08:05Atualizado em 16/12/2022 às 18:41
Compartilhar

Vacinação contra a febre aftosa termina na próxima terça-feira, dia 31 de maio. Conforme os dados divulgados pelos Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), na regional de Uberaba, até o dia 24 de maio, o índice declarado de vacinação era de 60% dos animais.

A expectativa do IMA é de que todo o rebanho de bovinos e bubalinos seja imunizado em todo o Estado, até o dia 31 de maio, prazo final para vacinação e que não será prorrogado. Na coordenadoria de Uberaba, que compreende 22 municípios, devem ser vacinados 1 milhão 850 mil animais. Em Uberaba, a estimativa é de imunizar 201 mil cabeças.

“O índice declarado, até a última terça (24), era de 60% de animais vacinados, sendo 53% de criadores. Mas isso não quer dizer que os pecuaristas ainda não vacinaram o rebanho, é que ainda não declararam, já que o prazo para declaração é até o dia 10 de junho”, explica o diretor do IMA de Uberaba, Rony Adolfo Hein.

Porém, de acordo com Rony, o índice de 60%, quando ainda faltava alguns dias para o fim da campanha, é normal e está dentro da média histórica, pois o número de declarações aumenta a partir do dia 31. O IMA também realiza um acompanhamento das vendas de vacinas e ela foi maior do que o declarado.

“O importante é vacinar e depois declarar”, enfatiza.

Vale lembrar, que o produtor pode realizar a declaração no escritório do IMA ou on-line. Porém, ele revela que muitos ainda preferem o modelo antigo, levando a declaração até o escritório. Contudo, o coordenador percebeu que tem aumentado o número de produtores que optam pela declaração on-line, visto que na última etapa de novembro, houve um acréscimo significativo. “Mas, acredito que com o tempo a preferência será pela internet, pois é um facilitador para o produtor”, explica Rony.

É importante ressaltar ainda, que aqueles que não vacinarem o rebanho e não declararem estão sujeitos a punições, como multa, além de ficar impossibilitada a comercialização dos animais além do não recebimento de leite nas cooperativas. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por