CIDADE

Torneio de Robótica vai reunir universidades de Uberaba e região

Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) promove a primeira edição do Torneio de Robótica do Triângulo Mineiro

Geórgia Santos
Publicado em 29/05/2016 às 14:47Atualizado em 16/12/2022 às 18:42
Compartilhar

Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) promove a primeira edição do Torneio de Robótica do Triângulo Mineiro. O evento será realizado no dia 1° de junho, a partir de 8h. Para a disputa estão inscritas 14 equipes de cinco diferentes universidades de Uberaba e região.

De acordo com o professor Cláriton Rodrigues Bernadelli, um dos organizadores do torneio, o objetivo do evento é fazer com que os alunos tenham contato com atividades que só aprendem em sala de aula, na teoria, além de fazer com que aprimorem o conhecimento multidisciplinar. “Para a realização do torneio elaboramos um edital, cujos participantes devem seguir algumas tarefas. Os robôs devem ser construídos por eles, tipo seguidor de trilha, e devem percorrer um circuito de forma autônoma. Todo o desenvolvimento deve ser feito pelos alunos, motores, controle, bateria, inteligência, entre outras medidas necessárias”, explica o professor.

Vale ressaltar que todas as técnicas utilizadas pelos alunos para construir o robô são utilizadas por grandes indústrias, por isso a realização deste torneio. Além de um complemento, é uma oportunidade de antecipar o contato com essas tecnologias usadas no mercado, na área de engenharia elétrica. “Inclusive, acreditamos que poderá haver inovações”, destaca.

O torneio será realizado em três etapas: a primeira e a segunda são eliminatórias, até que sobrem duas equipes. Estas depois irão competir, e o robô que percorrer o circuito em menor tempo será o vencedor. Quanto ao prêmio, o primeiro e o segundo lugar receberão quantia em dinheiro. “Para os nossos alunos da UFTM, os vencedores poderão participar do nosso grupo de pesquisa em robótica”, enfatiza o professor.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por