CIDADE

Procura por vacina obriga município pedir novas doses

A busca por vacinas nas unidades de saúde, por pessoas que pertencem ao público-alvo, ainda acontece, porém já não há mais doses

Geórgia Santos
Publicado em 29/05/2016 às 17:03Atualizado em 16/12/2022 às 18:42
Compartilhar

Foto/Arquivo

Secretaria Municipal de Saúde solicita ao Estado a possibilidade de encaminhar novas doses da vacina contra gripe. A busca por vacinas nas unidades de saúde, por pessoas que pertencem ao público-alvo, ainda acontece, porém já não há mais doses. E, no sentido de tentar atender a essa demanda, município e Estado se movimentam para que sejam enviadas mais vacinas.

A equipe de reportagem do Jornal da Manhã recebe com frequência a reclamação de usuários que buscam as unidades para receber a vacina e voltam para casa sem a imunização. “Assim como a imprensa, também recebemos estas reclamações. Mas, a campanha acabou, não temos mais vacinas e atingimos os 100% do que foi enviado. As únicas doses que existem fazem parte da segunda etapa para as crianças, um direito adquirido”, explica o diretor de Vigilância Epidemiológica, Robert Boaventura de Souza.

Mesmo assim, Robert destaca que o município solicitou ao Estado o envio de uma cota extra para imunizar estas pessoas que pertencem ao grupo alvo, mas que não se vacinaram. Porém, não é certeza de que estas doses serão encaminhadas. “A Superintendência Regional de Saúde nos disse que está mantendo contato com a Secretaria Estadual de Saúde, mas não sabe quando, quanto e nem mesmo se vai conseguir”, explica Robert, destacando que as doses extras poderiam ser encaminhadas a partir da reserva técnica que normalmente acontece no fim da campanha, mas, como alguns municípios ainda não fecharam o balanço da imunização, é preciso esperar.

Vale ressaltar que, assim como o município depende do Estado para liberação das doses, o Estado por sua vez só encaminha aquilo que é entregue pelo Ministério da Saúde. E como já havia dito o superintendente regional de Saúde, Ivan José da Silva, ao Jornal da Manhã, somente será possível saber o que restou depois de levantamento final. 

Dados. Em Uberaba, 71.002 pessoas foram vacinadas na campanha contra a gripe. No total foram imunizados 82,25%, sendo que em todos os grupos a meta foi atingida: crianças (80,26%), trabalhadores da área da saúde (101,65%), gestantes (81,24%), puérperas (95,46%) e idosos (81,14%).

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por