CIDADE

Visa orienta consumidores sobre comércio de carnes clandestinas

Nos últimos meses tem aumentado o número de furtos de gado em fazendas e, na maioria dos casos, os animais são levados para o abate e a carne acaba vendida de forma clandestina

Geórgia Santos
Publicado em 22/05/2016 às 18:21Atualizado em 16/12/2022 às 18:47
Compartilhar

Foto/Arquivo

Nos últimos meses tem aumentado o número de furtos de gado em fazendas e, na maioria dos casos, os animais são levados para o abate e a carne acaba vendida de forma clandestina, sem autorização dos órgãos responsáveis. E o consumidor deve ter cuidado, pois pode estar comprando produto sem procedência.

Durante a inspeção de rotina nos açougues, os fiscais da Vigilância Sanitária realizam um procedimento de checagem sobre a procedência da carne vendida nos estabelecimentos. “Porém, já percebemos que existem formas de burlar a fiscalização. Por isso, a população deve ter cuidado”, explica o diretor de Vigilância em Saúde, Nelson Rannieri.

Portanto, para garantir a compra de uma carne adequada, Nelson destaca que o consumidor deve ficar atento ao carimbo de inspeção, pois o produto tem que ter passado pela vistoria. “No momento da compra esse carimbo já não existe mais, porém o consumidor pode exigir do proprietário o certificado, comprovando que ela vem de um abate autorizado. Além disso, pode levar em consideração fazer a compra em locais de confiança. Fisicamente, não é possível perceber que se trata de uma carne clandestina, ela tem a mesma aparência que outras, a não ser que esteja deteriorada”, explica o diretor.

Além disso, Nelson revela que a população também pode ajudar com denúncias. Algumas já foram feitas na Visa, quando os vizinhos percebem uma movimentação diferente e acionam os fiscais para vistoria. Por outro lado, Nelson lembra que já existe uma investigação, por parte da Polícia Civil, sobre o abate clandestino, e a Visa vai promover uma ação conjunta com os órgãos de segurança do município na tentativa de desenvolver operações especiais direcionadas aos estabelecimentos onde há suspeita de comercialização de carne clandestina.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por