CIDADE

Sindicalistas avaliam atual cenário do país neste Dia do Trabalhador

O cenário econômico e político está tirando o sono de muitos profissionais de diversos setores. Esse ano já é considerado como o pior em números de desempregados no país

Letícia Morais
Publicado em 01/05/2016 às 18:56Atualizado em 16/12/2022 às 19:03
Compartilhar

Foto/Arquivo

O cenário econômico e político está tirando o sono de muitos profissionais de diversos setores. Esse ano já é considerado como o pior em números de desempregados no país: estima-se que mais de 11 milhões de brasileiros estejam desempregados em todos os setores.

Por isso, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil e do Mobiliário de Uberaba e Região (Sticmu), José Lacerda Sobrinho, afirma que não tem o que comemorar neste 1º de maio, Dia do Trabalhador. “Pelo contrário, acho que precisamos mostrar que os trabalhadores são os verdadeiros construtores das riquezas desse país. Portanto, nós devemos ser valorizados dentro dessa linha de justiça. Diante deste quadro econômico e político que vivenciamos, o trabalhador precisa realinhar as forças e combater a flexibilização de direitos, além da defesa incessante da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho)”, opina José Lacerda Sobrinho.

Outro setor que também sente o aumento no desemprego é o do comércio. Com menos dinheiro em circulação, o faturamento de muitas lojas caiu. No entanto, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Uberaba, Fulvio Ferreira, acredita que todos os trabalhadores devem, sim, comemorar este dia que é, segundo ele, uma dádiva de Deus. “Por isso, precisamos reconhecer esse presente divino e celebrar a graça de poder trabalhar. Especialmente os que estão empregados, os gestores e proprietários de empresas que têm coragem de enfrentar o mercado e oferecer emprego”, destaca.

Nesse mesmo sentido, a diretora regional do Sind-UTE em Uberaba, Maria Helena Gabriel, salienta a importância de se comemorar o Dia do Trabalhador. “Aquele que trabalha hoje e tem o seu salário tem motivo para comemorar e agradecer. Os que estão procurando um trabalho também precisam ter motivos. Nós sempre estaremos à procura de melhores condições de vida, e isso é com o trabalho, e a partir daí só se tem a comemorar”, analisa.

Mesmo com as dificuldades da classe, o presidente do Sindicato dos Educadores do Município de Uberaba (Sindemu) Adislau Leite, também comemora a data. “Diante de tantas lutas, conquistas e, naturalmente, de derrotas, vamos caminhando. Em nível de Brasil, temos muito o que comemorar. Apesar de alguns direitos estarem sendo ameaçados, vamos comemorar e lutar para garantir os que conquistamos ao longo da história”, conclui.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por