CIDADE

Dia D de vacinação contra gripe lota unidades básicas

Em Uberaba, a campanha de vacinação contra a gripe foi antecipada e começou no dia 18 de abril; nos primeiros dias, cerca de 29 mil pessoas se vacinaram

Geórgia Santos
Publicado em 01/05/2016 às 17:53Atualizado em 16/12/2022 às 19:04
Compartilhar

Foto/Sérgio Teixeira

Dia “D” da campanha de vacinação contra a gripe movimentou unidades de saúde em Uberaba. Ontem, as unidades ficaram abertas para imunização, uma oportunidade para as pessoas que não têm condições de se vacinar durante a semana. Além disso, foi o dia em que postos de saúde receberam mais um lote de vacinas.

Em Uberaba a campanha de vacinação contra a gripe foi antecipada e começou no dia 18 de abril. Logo no início o movimento nas unidades foi intenso. Nos três primeiros dias, cerca de 29 mil pessoas se vacinaram, e em pouco tempo o primeiro lote de doses encaminhadas pelo governo estadual já havia acabado. As unidades chegaram a ficar por alguns dias sem vacinas, e na sexta-feira (29) houve a reposição do estoque, com a chegada de 30 mil doses, atingindo o percentual de 83% das vacinas entregues, restando agora apenas 17%.

Segundo o secretário de Saúde, Marco Túlio Cury, a situação não foi gerada por atrasos ou problemas com a liberação das doses. “Não considero que houve falta, a distribuição acontece por lote, e a procura foi mais rápida do que nos outros anos, por isso, até ser entregue o segundo lote, as doses foram sendo consumidas. Além disso, com a ampla divulgação na mídia e a preocupação nacional sobre a doença, as pessoas procuraram mais rápido, por isso não acredito que houve descaso”, defende o secretário. Quanto à movimentação do dia “D”, Túlio Cury revela que as unidades estavam lotadas, as pessoas preocupadas com a prevenção. “O brasileiro está aprendendo que a prevenção é o melhor caminho”, destaca Cury.

O motorista Adriano da Silva Ribeiro foi levar o filho de dois anos para se vacinar na manhã deste sábado. De acordo com ele, essa é a primeira vez que o filho se imuniza e considera importante a vacinação. “Estamos preocupados com a gripe, ainda mais com os casos de H1N1 que vêm surgindo. Agora com o frio a preocupação é redobrada”, destaca Adriano.

A aposentada Zelma Iozzi, 72 anos, também fez questão de se vacinar. “Na verdade, já havia procurado pela vacina antes em uma unidade, mas, como não tinha, deixei para este sábado, quando as doses chegaram. Já tive a gripe H1N1 e sei o quanto é ruim. Por isso prefiro me prevenir”, revela a aposentada, destacando que também adota outras medidas de prevenção.

Vale lembrar que a campanha continua. A meta de imunização do público-alvo - crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas com mais de 60 anos e pessoas portadoras de doenças crônicas, mediante comprovação médica - é de 58.520. As doses estão sendo aplicadas em todas as unidades básicas e matriciais de saúde.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por