CIDADE

Com participação de várias igrejas, “Fraternidade” debate o saneamento

A Campanha tem foco no Meio Ambiente, mas deverá discutir as questões relacionadas às políticas públicas voltadas para a melhoria do saneamento básico

Thassiana Macedo
Publicado em 11/02/2016 às 08:09Atualizado em 16/12/2022 às 20:08
Compartilhar

 Foto/Reprodução

 

Cartaz da Campanha da Fraternidade 2016, que tem o foco no Meio Ambiente e discute a questão do saneamento básico

Com o foco no meio ambiente, a Campanha da Fraternidade, neste ano, elabora pela “Coleta Ecumênica Nacional da Solidariedade”, em Uberaba será lançada durante evento na Câmara Municipal de Uberaba. O tema escolhido para 2016 é “Casa Comum, Nossa responsabilidade”. A campanha marca o ciclo da Quaresma que convoca os fiéis a uma reflexão íntima e sobre seu papel em sociedade e tem caráter ecumênico.

A abertura na Câmara está marcada para o dia 16, às 20h, pelo presidente da Casa, Luiz Humberto Dutra, pelo arcebispo metropolitano dom Paulo Mendes Peixoto e pelo pastor Carlos Wilton Fonseca Santos, presidente do Conselho de Pastores de Uberaba. Em seguida, palestram sobre o tema o promotor do Meio Ambiente, Carlos Valera, e um professor da UFTM. No dia 23, uma reunião entre os organizadores da campanha e os presidentes das associações de bairros está marcada na Cúria Metropolitana, às 19 horas. O objetivo é levantar a situação de saneamento básico de cada região da cidade para a elaboração de uma carta aberta aos órgãos públicos competentes.

O lema deste ano, segundo o arcebispo, é uma citação do livro de Amós – do Antigo Testamento –, que diz: “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca”. “A preparação do texto base foi feito por várias igrejas: a Igreja Católica Apostólica Romana, a Igreja Evangélica de Construção do Deuteronômio do Brasil, a Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, a Igreja Presbiteriana do Brasil, a Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia, o Centro Ecumênico de Serviços de Evangelização e Educação Popular e a Aliança de Batistas do Brasil”, afirma.

Conforme a programação, o objetivo geral da campanha é assegurar o direito ao saneamento básico para todos e nos empenharmos, à luz da fé, por políticas públicas e atitudes responsáveis que garantam a integridade e o futuro de nossa Casa Comum. “Creio que devemos trabalhar o tema dentro do que estamos vivendo hoje, como a questão da dengue, que é quase uma epidemia. Por isso, vamos unir as duas coisas para tentar trabalhar este assunto”, informa o arcebispo, visto que, assim como o saneamento básico, o combate à dengue requer a união de esforços entre a sociedade e o poder público no planejamento de cuidados.

Os objetivos específicos da campanha são unir todas as igrejas; estimular o conhecimento da realidade local; incentivar o consumo responsável dos dons da natureza, principalmente a água; desenvolver a consciência de que políticas públicas na área de saneamento básico apenas se tornarão realidade pelo trabalho e esforço em conjunto; denunciar a privatização dos serviços de saneamento básico e desenvolver a compreensão da relação em conjunto, a fidelidade à proposta cristã e o envolvimento com as necessidades humanas básicas. “E que cada igreja seja respeitada em sua identidade, mas que todas trabalhem em conjunto pelo bem da sociedade e da casa comum”, finaliza dom Paulo Mendes. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por