CIDADE

Sistema BRT/Vetor provoca alterações no transporte coletivo e desagrada usuários

Hoje, uma das principais dificuldades dos moradores do bairro de Lourdes é o transporte coletivo

Thassiana Macedo
Publicado em 08/02/2016 às 07:50Atualizado em 16/12/2022 às 20:10
Compartilhar

Neto Talmeli

Na falta de abrigos para aguardar os ônibus, usuários acabam se escondendo do forte sol longe dos pontos

Hoje, uma das principais dificuldades dos moradores do bairro de Lourdes é o transporte coletivo, o que não ocorria há cerca de um ano. Com a implantação do sistema BRT/Vetor em Uberaba, muitos bairros sofreram mudanças significativas, como parte das adequações do novo sistema. Porém, na avaliação da maioria dos usuários da cidade, as mudanças implementadas no interior dos bairros, como é o caso do bairro de Lourdes, foi mais negativa do que positiva.

Conforme relatos colhidos pelo JM, além dos usuários serem obrigados a permanecer de pé nos pontos de ônibus, eles ainda ficam expostos ao tempo, pois não há bancos e nem cobertura. Os moradores afirmam que agora só passa a linha do bairro de Lourdes ou é preciso se deslocar até a avenida Niza Marques Guaritá, para pegar a linha do Residencial 2000. Desde a implantação do novo sistema de mobilidade urbana, alguns moradores relataram ter que pegar até três ônibus para chegar ao destino, enquanto antes poderiam usar apenas dois ou até mesmo um. Ou seja, muitos relatam que precisam de mais tempo para chegar aos mesmos destinos.

A Superintendência de Transporte Público afirma que tem dificuldades em instalar abrigos, tendo em vista que os próprios moradores não aceitam a instalação por questão de segurança. Mesmo assim, o órgão esclarece que irá realizar um novo planejamento para instalação de abrigos. Além disso, informa que o bairro de Lourdes é atendido pelas linhas H52 - Antônio Barbosa, H60 - Residencial 2000 e H64 - Terminal Leste / Mercado Municipal (via Califórnia) que passam pelo Terminal Leste. Esta última, passa pelo Hospital de Clínicas e trafega dentro do bairro.

Há ainda a linha H52 - Antônio Barbosa e uma linha alimentadora do bairro, que trafega pela avenida Padre Eddie Bernardes - principal via do bairro de Lourdes, até o Terminal Leste, onde é possível fazer a integração com outras linhas. Já a linha H60 - Residencial 2000 trafega pela avenida Niza Marques Guaritá e também atende parte do bairro de Lourdes. A Superintendência explica ainda que assim que tiver sido concluído o acesso pelo viaduto na BR-262, entre o Jardim Califórnia e o Jardim Anatê, a linha H67 - Jardim Anatê também atenderá o bairro de Lourdes.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por