CIDADE

CTA realiza ações de orientação e prevenção neste carnaval

Balanço do Centro revela que em 2015 houve 160 novos casos de HIV. Ações visam reduzir números de infectados pelo vírus

Thassiana Macedo
Publicado em 07/02/2016 às 07:56Atualizado em 16/12/2022 às 20:11
Compartilhar

Neste carnaval, o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), ligado à Secretaria Municipal de Saúde, realiza mais uma edição da campanha de orientação e prevenção ao HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) em Uberaba. Com o slogan “Deixe a camisinha entrar na festa”, o centro pretende distribuir 30 mil preservativos, em ações variadas que começaram ainda no mês de janeiro.

De acordo com a gerente do CTA, Maria Clara de Vasconcelos Afonso, antes mesmo do carnaval, foram distribuídos preservativos para as equipes de Saúde na Família iniciarem o trabalho de prevenção na comunidade e também nas visitas às empresas da cidade e às casas de profissionais do sexo, homossexuais e travestis, levando preservativos e orientações. “E hoje, vamos continuar passando nos pontos onde a Fundação Cultural tem programação de carnaval”, afirmou.

Neste ano, o Centro de Testagem realizou um trabalho especial de prevenção com o atendimento dos detentos que estão chegando à Penitenciária Prof. Aluízio Ignácio de Oliveira e em comunidades terapêuticas, para onde foi encaminhada a unidade móvel do Programa Fique Sabendo, que realiza testes rápidos para detecção do HIV e outras DSTs. “Fazendo esse tipo de prevenção nesses lugares acreditamos que teremos um resultado mais efetivo do trabalho, do que oferecer na hora em que o folião está na festa. Por isso, pensamos em ofertar o atendimento a essa população mais vulnerável que nem tem acesso ao carnaval”, esclareceu Maria Clara.

Em dezembro de 2015, 1.164 pacientes com HIV ou Aids estavam em tratamento no Centro de Testagem, em Uberaba. Outra má notícia é que o CTA fechou o ano passado com aproximadamente 160 novos casos de contaminações por HIV. A gerente alerta porque muitas pessoas têm deixado de usar o preservativo nas relações e de temer a Aids, em razão do fácil acesso à oferta gratuita do tratamento. “Por isso, as pessoas estão achando que a Aids não mata, quando na verdade ela mata sim, em razão das doenças oportunistas. E o que vemos é que o número de portadores de HIV tem crescido, em especial entre os adolescentes que estão muito despreparados ao iniciar a vida sexual tão cedo. É fundamental usar o preservativo em qualquer relação sexual, mesmo quando o parceiro é fixo”, ressaltou.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por