Foto/Neto Talmeli
Fiscais do Procon, sob o comando do presidente Leonardo Varanda Sivieri, chegam a agência bancária no centro da cidade Fiscais da Fundação Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Uberaba) iniciaram ontem operação especial de fiscalização nas agências bancárias do município. O trabalho mais intensivo seguirá ao longo das próximas semanas, mas deve se dar de forma contínua durante todo o ano. O intuito é verificar a aplicação da Lei Municipal nº 10.304/07.
A legislação prevê que o tempo máximo de espera para o atendimento, a partir de quando o consumidor pega a senha, é de 20 minutos em dias de expediente normal, de 25 minutos às vésperas e depois de feriados, e de 30 minutos nos dias de pagamento a servidores municipais, estaduais, federais, aposentados e pensionistas. Além disso, a agência deve oferecer cadeiras suficientes.
Porém, não é isso que o consumidor uberabense tem visto. Sem saber que o Procon realizava a operação, leitores procuraram o JM para denunciar as agências lotadas e sem ar-condicionado nesta véspera de feriado prolongado. Segundo o presidente do Procon Uberaba, Leonardo Sivieri Varanda, este tipo de situação e desrespeito à legislação não será mais tolerado em Uberaba. “Desde o começo do ano estamos nos reunindo com os gerentes dos bancos e explicando sobre a necessidade das agências se adequarem ao cumprimento da lei, mas não surtiu resultado. Por isso, começamos uma fiscalização intensiva que resultou em cinco autuações, trabalho que vamos continuar até o fim do ano”, alerta.