CIDADE

PM confirma possibilidade de implantação da Rede de Vizinhos Protegidos no bairro

O principal local onde acontecem crimes no Recreio dos Bandeirantes é na passarela que interliga o bairro à BR-050

Elias Santos
Publicado em 01/02/2016 às 08:36Atualizado em 16/12/2022 às 20:16
Compartilhar

Foto/Neto Talmeli

 

O principal local onde acontecem crimes no Recreio dos Bandeirantes é na passarela que interliga o bairro à BR-050; por ela acontece o patrulhamento com moto, segundo a PM

O tenente PM André Luís de Oliveira, no comando da 212ª Companhia/ 4º BPM, afirmou à reportagem do Jornal da Manhã que o Recreio dos Bandeirantes, juntamente com os bairros Jardim Maracanã e Jardim Alvorada, pertencem ao setor 7 da Aisp 158 Centro. "O setor conta ainda com o bairro Jardim Induberaba, que juntos, compõem um setor específico da Companhia. O Recreio dos Bandeirantes é um bairro com muitos terrenos vagos, muitas chácaras", disse. O tenente revelou que a ideia é que a Polícia Militar se aproxime ainda mais da comunidade. "Há a possibilidade de nos próximos dias mobilizarmos os moradores para implantar no bairro uma Rede de Vizinhos Protegidos, nem tanto pela incidência criminal, que não é alta, mas pela necessidade de estarmos mais próximos, para assim conhecermos os problemas que ocorrem naquela região", disse o tenente. 

Segundo o militar, o policiamento é realizado com quatro motocicletas, quase que exclusivamente para os bairros Jardim Induberaba e Recreio dos Bandeirantes. O foco é no entorno da passarela que liga a BR-050 ao bairro, onde ocorre o patrulhamento com moto. “Elas circulam dentro da referida passarela, verificando se não há elementos suspeitos. Os moradores devem ser melhor orientados no que se refere às precauções no momento em que passam pelo local”, orienta o tenente.

A incidência criminal no bairro não é alta. Nos últimos 30 dias, o mapa criminal apontou apenas uma ocorrência de roubo. Na ocasião, por volta de 16h20 do dia 18, uma jovem seguia pela passarela com o celular em mãos, momento em que foi abordada por um indivíduo negro, aparentando ser menor de idade, com tatuagem colorida de palhaço no braço esquerdo. Portando uma faca, ele exigiu seu aparelho, mediante ameaças. Após o assalto, fugiu sentido a uma praça.

"A passarela, em si, não é o problema, mas sim a sua utilização por meliantes e pessoas mal intencionadas. O que deve ser adotada é uma postura consciente dos transeuntes, com maior observação dos pedestres que utilizam o local, principalmente para não ostentarem seus pertences, como o celular, que hoje é o objeto mais furtado e roubado na cidade e no país", disse o tenente.

Sobre a Rede de Vizinhos Protegidos, o tenente PM André Luís de Oliveira explica que a ideia é que todos os bairros de responsabilidade da 212° Companhia tenham pelo menos um núcleo, algumas ruas com a rede. “Para que assim seja possível a Polícia Militar ajudar o bairro e também ter um feedback da comunidade, identificando os principais problemas. A incidência de crimes violentos caiu bastante no setor, sobretudo pelo patrulhamento ostensivo com motocicletas e pela rede de vizinhos protegidos do Jardim Induberaba, que de certa forma inibe os crimes no Recreio dos Bandeirantes”, concluiu o tenente.

Leia mais:

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por