CIDADE

Sem bueiros e com buracos, água da chuva fica empoçada

Mesmo sem chuva, cruzamento entre as ruas Francisco Correa Costa Junior e José Jorge Pena vive empoçado

Gisele Barcelos
Publicado em 01/02/2016 às 08:37Atualizado em 16/12/2022 às 20:16
Compartilhar

Foto/Neto Talmeli

 

Mesmo sem chuva, cruzamento entre as ruas Francisco Correa Costa Junior e José Jorge Pena vive empoçado

Ruas cheias de buracos e ausência de bueiros trazem preocupação aos moradores do Recreio dos Bandeirantes. A situação resulta em acúmulo de água em diversos pontos do bairro e a população teme a proliferação do mosquito Aedes aegypti nas poças espalhadas pelas ruas.

A dona de casa Teresinha Lucia Gomes mora no bairro há cerca de 40 anos. Ela conta que a falta de galerias e bocas de lobo dificulta o escoamento da água, seja após uma chuva forte ou depois de uma simples limpeza da garagem. O problema é verificado em vias menores, como a rua Francisco Costa Junior, e até na avenida principal, a Abílio Monteiro.

A moradora conta que a água empoçada gera mau cheiro no bairro e as poças também trazem risco de proliferação do mosquito da dengue. Por isso, obras de drenagem são cobradas do Poder Público pelos moradores.

Outra reclamação da comunidade do bairro são os diversos buracos espalhados nas ruas. Junto aos transtornos para os motoristas, a falta de manutenção das vias também gera mais poças de água e aumenta a preocupação em relação à dengue.

Em nota, a Prefeitura confirmou a ausência de galerias pluviais e bueiros no Recreio dos Bandeirantes e justificou que se trata de um bairro antigo, implantado quando não era exigido que o loteador executasse de forma adequada a infraestrutura do empreendimento.

Ainda conforme o texto, a Administração ressalta que obras de drenagem já foram executadas em alguns pontos críticos do bairro. Além disso, a Prefeitura informa que já existe projeto para atender o restante do Recreio dos Bandeirantes, mas a consolidação da obra depende da captação de recursos junto aos governos estadual e federal.

O município também ressaltou que, na atual gestão, a exigência para novos loteamentos é a entrega da infraestrutura completa pela construtora, incluindo o sistema de galerias, rede de iluminação, asfalto e meio-fio.

Quanto aos buracos, a Secretaria de Serviços Urbanos posicionou que o Recreio dos Bandeirantes está inserido na programação da operação tapa-buracos, porém ainda não foi divulgada data para o trabalho ser realizado no bairro. Na nota, o município esclareceu que as equipes estão atendendo primeiramente casos emergenciais em vias públicas de maior trafegabilidade.

Em relação ao aumento da proliferação do Aedes aegypti, a Secretaria de Saúde informou que os motofogs percorreram as ruas do Recreio dos Bandeirantes na semana passada para eliminar o mosquito adulto e reforçou que já foram acionadas as caminhonetes para ampliar o fumacê a todos os bairros da cidade a partir de agora.

Leia mais:

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por