CIDADE

Com o mato tão alto, é difícil enxergar bem no Recreio

Moradores lamentam o descaso do poder público, que “some” após as eleições

David Tschaikowsky
Publicado em 01/02/2016 às 08:36Atualizado em 16/12/2022 às 20:16
Compartilhar

Fotos/Neto Talmeli

O que mais se vê pelo Recreio dos Bandeirantes é mato e sujeira acumulada, deixando a população à mercê de animais peçonhentos e do Aedes aegypti

Um dos bairros antigos de Uberaba, o Recreio dos Bandeirantes atual em nada lembra os seus tempos mais áureos, quando era frequentemente visitado por cidadãos de outros bairros por conta do clube Cascata. Por lá, hoje, mal se consegue ver alguma coisa, com tanto mato atrapalhando a visão.

É certo que, com toda essa chuva, a missão do poder público de limpeza é quase impossível. Pelas ruas do Recreio dos Bandeirantes é possível ver mato alto não só nos incontáveis terrenos vagos, mas até mesmo nas calçadas e ruas, onde não para de crescer. A sensação dos moradores é de completo abandono por parte do poder público – além do descaso dos proprietários dos lotes, pouco ou nada preocupados com a proliferação de animais peçonhentos e do Aedes aegypti, fica evidente, também, a inércia da fiscalização. O mato alto nem sempre consegue esconder tanta sujeira acumulada, como carcaças de veículos, entulhos e até mesmo animais mortos. 

Em contrapartida, a administração municipal reiterou ter realizado consulta ao Sistema Integrado de Fiscalização, constatando várias autuações, como falta de limpeza, muro, passeio, material de construção, identificador do imóvel, entre outros. A limpeza das ruas foi realizada nos moldes das determinações do Código de Posturas do Município, segundo a Prefeitura, que confirmou a autuação dos proprietários e a multa correspondente àqueles que não cumpriram as determinações. O Departamento de Posturas fará nova vistoria nestes locais, bem como em outras áreas do bairro. 

Lembrando que no caso de reincidência, se o proprietário não atender à legislação vigente dentro do prazo legal, a multa será cobrada em dobro e o custo de limpeza será debitado na dívida ativa do proprietário. A ordem de serviço somente é encaminhada à Secretaria de Serviços Urbanos nos casos de reincidência, justamente para atender aos moradores do entorno, mas a responsabilidade da limpeza de terrenos particulares continua sendo do proprietário.

Bem estruturado, o Recreio dos Bandeirantes tem educação, saúde e o transporte coletivo funciona bem, atendendo à comunidade. Por lá, outra grande preocupação das moradoras é justamente pela ausência de um médico ginecologista, essencial à saúde da mulher. Mas o problema será resolvido em breve, conforme orienta a Secretaria Municipal de Saúde, que informa estar providenciando a contratação de novo especialista para a unidade, já que encerrou o contrato do antigo prestador do serviço.

Leia mais:

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por