CIDADE

Exercício físico e mental favorece mais qualidade de vida na velhice

Há 50 anos o paradigma da medicina era aconselhar as pessoas de mais idade a fazer repouso. Era clássica a imagem do velho de pijama

Thassiana Macedo
Publicado em 31/01/2016 às 15:51Atualizado em 16/12/2022 às 20:15
Compartilhar

Há 50 anos o paradigma da medicina era aconselhar as pessoas de mais idade a fazer repouso. Era clássica a imagem do velho de pijama, sentado na poltrona da sala, sem fazer qualquer esforço. Hoje, a ideia é inversa. Segundo a fisioterapeuta e proprietária de hotel geriátrico Luciana Costa Gontijo, o processo de envelhecimento é inevitável e já não é mais novidade que há meios de envelhecer com saúde, reduzindo a incidência de doenças.

Para Luciana, praticar atividade física regular e fazer refeições saudáveis são formas de garantir mais qualidade de vida na velhice. “Porém, a saúde na terceira idade não depende de mudanças de hábitos quando a debilidade chega, e sim de bons hábitos ao longo de toda a vida. Cada pessoa tem um organismo diferente. E a doença começa pela parte mais delicada, às vezes todos os órgãos trabalham em perfeita harmonia, mas, por outro lado, pode haver uma gastrite nervosa, que incomoda incessantemente. Idosos têm que manter sempre ativos tanto o corpo como a mente, por isso dependem de estímulos externos contínuos”, destaca a fisioterapeuta.

Outro perfil que tem mudado com a modernidade é o conceito de asilo. “O propósito dos hotéis geriátricos humanizados não é o de afastar, e sim o de aproximar o idoso de sua família, promovendo a integração em ambiente acolhedor e com serviço profissional especializado”, frisa.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por