CIDADE

Girolando confirma realização da Megaleite 2016 em Belo Horizonte

Geórgia Santos
Publicado em 29/11/2015 às 14:04Atualizado em 16/12/2022 às 03:10
Compartilhar

O anúncio foi durante o 1º Congresso Internacional da Raça Girolando e 2º Congresso Brasileiro da Raça Girolando, realizados recentemente. A feira já foi agendada e acontece de 21 a 26 de junho de 2016, no Parque de Exposições da Gameleira, e a partir dos próximos anos terá caráter itinerante. Após 12 anos em Uberaba, a maior feira da pecuária leiteira nacional será realizada em outro município. A situação causou espanto em muitas pessoas, pois a feira, que está entre as mais importantes do país, sempre gerou grande movimentação de turismo de negócio em Uberaba, com visitantes de outras cidades, estados e países.

Assim, o presidente da Girolando, Jônadan Ma, explica que a mudança é por motivos técnicos e institucionais. “Primeiro, a Megaleite será na capital devido a uma comemoração dos 20 da homologação da raça girolando. Junto ao governo estadual e pelo fato de Minas ser o maior produtor de leite do Brasil, achamos por bem que essa comemoração deveria acontecer em Belo Horizonte”, explica Jônadan.

Quanto aos motivos técnicos para esta decisão, segundo o presidente da Girolando, um deles foi por conta do apoio irrecusável do governo estadual para que a feira fosse viabilizada economicamente na capital, isto é, o poder público vai aportar recursos a fundo perdido para que o evento seja realizado no Parque da Gameleira, desonerando a Girolando de arcar com os custos, como sempre fez no evento em Uberaba. “A feira gera custo alto e, somado a uma decrescente captação de receita e as dificuldades de locomoção dos animais, tem reduzido a entrada de recursos e aumentado as despesas. Isso torna a exposição em Uberaba altamente deficitária”, relata Jônadan.

Sobre a possibilidade de que esse investimento do governo estadual fosse aplicado na feira em Uberaba, e não em Belo Horizonte, o presidente da Girolando explica que a preferência é na capital porque a Megaleite será promovida com outro evento e, além disso, estará inserida em um projeto de revitalização do Parque da Gameleira. “Neste sentido quero deixar claro que a exposição não saiu de Uberaba, excepcionalmente em 2016 será em Belo Horizonte, e, a partir de então, a diretoria decidiu que ela poderá ter um caráter itinerante. Portanto, ela pode voltar a Uberaba ou ser realizada em qualquer outra cidade, dependendo do apoio que tivermos, de forma que não seja deficitária e que permita a presença dos animais e de público”, finaliza.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por