CIDADE

Samu faz campanha de orientação às pessoas sobre como agir em casos de AVC

Panfletos e cartazes da campanha de orientação sobre Acidente Vascular Cerebral começam a ser distribuídos em hospitais

Geórgia Santos
Publicado em 29/11/2015 às 14:04Atualizado em 16/12/2022 às 03:10
Compartilhar

Panfletos e cartazes da campanha de orientação sobre Acidente Vascular Cerebral (AVC) começam a ser distribuídos em hospitais e unidades de Saúde. No mês passado, foi celebrado o Dia Mundial de Combate ao AVC, a doença que mais mata no Brasil. Para informar a população sobre o que fazer, o Samu de Uberaba está realizando uma campanha sobre a doença.

Segundo as estatísticas do Samu, de janeiro a outubro deste ano foram registrados 80 atendimentos específicos para casos de AVC. O mês de outubro foi o que mais apresentou esse tipo de ocorrência, com o total de 19. De acordo com Marlos Aureliano Dias de Sousa, neurologista do Samu, esta é uma doença aguda de difícil reversão. Normalmente, os médicos têm prazo de apenas quatro horas e meia para detectar a doença e tentar salvar o paciente, evitando que ele fique com sequelas ou morra, aplicando medicação. Para se ter ideia desse pouco tempo, no caso de infarto são 12 horas. 

“A questão do tempo é importante, por isso estamos fazendo essa campanha para que a pessoa saiba o que fazer na hora da suspeita de um AVC. A alternativa é ligar para o Samu, que, por sua vez, vai encaminhar o paciente ao Hospital de Clínicas, o único centro de tratamento de AVC na cidade. Nos demais hospitais, mesmo que sejam particulares, não existe esse centro. Quando chegam casos de AVC, é comum eles acionarem o Samu para que o paciente seja levado ao HC. Como no HC não existe ‘porta de entrada’, a alternativa é ligar para o Samu”, explica o médico neurologista.

Portanto, segundo Marlos, esta será uma campanha permanente para orientar as pessoas sobre o que fazer. Desde a semana passada, os panfletos estão sendo distribuídos em postos de Saúde, clínicas particulares e públicas, para que todos tenham acesso à informação e sigam as medidas corretas. “No panfleto estão relatados os principais sintomas, o número do Samu (192) e algumas questões sobre a doença, como e por que ocorre”, destaca Marlos. Ele lembra que os principais sintomas sã uma parte do corpo para de funcionar, fraqueza dos braços ou pernas, assimetria do sorriso, a boca entorta, dificuldade em falar ou entender o que as pessoas estão dizendo.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por