CIDADE

Revista do Arquivo destaca a trajetória de vida de padre Prata

Revista Memórias contempla a trajetória de vida do articulista do Jornal da Manhã Thomaz de Aquino Prata, conhecido como padre Prata

Publicado em 29/11/2015 às 14:02Atualizado em 16/12/2022 às 03:10
Compartilhar

A Superintendência Municipal do Arquivo Público lançará na quarta-feira, 2, a primeira edição da Revista Memórias. O exemplar contempla a trajetória de vida do articulista do Jornal da Manhã Thomaz de Aquino Prata, conhecido como padre Prata. O evento será realizado a partir das 19h30, na sala Cecília Palmério, na avenida Guilherme Ferreira.

De acordo com a superintendente do Arquivo, Marta Zednik, o objetivo da revista é valorizar as personalidades uberabenses. “Esses materiais valorizam o conhecimento e podem servir para pesquisas acadêmicas”, afirma.

Neste primeiro número será abordada a vida de padre Prata como homem comum, sacerdote, como também sua vida política, quando na ditadura militar. Um dos pontos altos da história é o encontro do religioso com seu perseguidor da ditadura, que se tornou seu amigo posteriormente.

“O registro da memória constitui um elemento fundamental na formação da identidade cultural individual e coletiva, na instituição de tradições e no registro de experiências significativas, que deve ser valorizada e preservada. Preservar a memória das pessoas e da sociedade significa conservar seus pilares constituintes a fim de não perder conhecimentos e identidades”, prossegue Marta.

A edição tem tiragem de 1.000 exemplares, que serão distribuídos gratuitamente. A captação dos recursos para sua realização veio dos amigos do Arquivo Público. A expectativa é lançar pelo menos uma revista por ano, podendo aumentar a periodicidade de acordo com as doações.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por