CIDADE

Novo horário comercial adequará a legislação à realidade de Uberaba

O projeto do vereador Samuel Pereira visa amparar comerciantes que quiserem trabalhar neste novo horário e deve ser discutido na Câmara

Thassiana Macedo
Publicado em 29/11/2015 às 13:34Atualizado em 16/12/2022 às 21:06
Compartilhar

Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba (Aciu) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) apostam na proposta que estabelece que o comércio de rua funcione das 7h às 22h, de domingo a domingo. O projeto do vereador Samuel Pereira visa amparar comerciantes que quiserem trabalhar neste novo horário e deve ser discutido na Câmara Municipal. Inicialmente, a ideia pretendia atender aos comerciantes da avenida Prudente de Morais, no bairro Abadia, mas, após ouvir as entidades, o vereador ampliou a proposta para atender aos comerciantes de toda a cidade.

O presidente da Aciu, Manoel Rodrigues Neto, afirma que a proposta objetiva atualizar a legislação conforme os costumes praticados hoje e dar condições ao comércio de se adaptar à nova realidade uberabense. O dirigente informa que hoje o Código de Posturas do município determina que o comércio tem que funcionar das 8h às 18h. “E ele está defasado, porque hoje o comércio sofre uma grande concorrência com o shopping e precisa se adaptar. Temos empresas, como as que trabalham com agropecuária, que precisam abrir mais cedo, porque é a hora que o pessoal está indo para a roça. Há empresas que fecham às 19h e as empresas na avenida Prudente de Morais, que abrem domingo em razão da feira do bairro Abadia. Se for analisar a questão legal, elas estão descumprindo o Código de Posturas. Se o departamento resolvesse multar, poderia, pois não deveriam abrir nestes horários”, avalia.

Manoel Neto ressalta que questões trabalhistas e financeiras devem ser avaliadas por cada empresário, de acordo com as necessidades e particularidades do seu ramo de atuação. “Esperamos evoluir no sentido de dar mais flexibilidade para as empresas abrirem. Se as empresas estiverem abertas até as 22h, os consumidores vão poder fazer compras fora do horário de expediente de trabalho. Com isso, todo mundo ganha”, frisa. Além disso, o presidente da Aciu reforça que se todas as empresas ou um grande número ficarem aberto até mais tarde, a preocupação com segurança será a mesma que existe hoje, quando o funcionamento vai até as 18h. Porém, Manoel Neto alerta que a discussão sobre segurança deve ser levantada se algumas empresas abrirem até mais tarde e outras não.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por