CIDADE

Produtos natalinos aumentam as vendas em quase 80%

Setor supermercadista acredita que a crise deve impactar queda de 2% nas vendas para a época, numa comparação com o mesmo período de 2014

Letícia Morais
Publicado em 24/11/2015 às 15:20Atualizado em 16/12/2022 às 21:10
Compartilhar

Faltando pouco mais de um mês para o Natal, as gôndolas dos supermercados de Uberaba já começam a ser abastecidas para atender toda a demanda da época. Panetones, castanhas, uva passa, nozes e vinhos são os produtos mais adquiridos pelo consumidor, que já pensa no preparo da ceia natalina.

Os produtos natalinos, normalmente, são menos ou quase nada consumidos durante os outros meses do ano. Nesse sentido, o presidente da Associação de Supermercados do Triângulo Mineiro (Assuper), Matusalém José Alves, acredita que o setor conseguirá sim retirar os produtos das prateleiras. “Produtos como Tender, Chester e Peru têm aumento nas vendas de quase 80% e as frutas, como um todo, de 40%, aproximadamente. Por outro lado, as aves normais, como o suíno que é um produto muito consumido, o acréscimo é de 30%”, explicou.

E com diversos setores afetados pela crise, Matusalém considera a possibilidade de aumento nos valores desses produtos, que são mais procurados nesta época sazonal. “Quando falamos em produtos importados, eles realmente têm um aumento grande. Já o produto nacional sobe em média, de 10% a 12%”, afirma.

Produtos importados também são procurados pelos consumidores

Os produtos importados também são preferência de grande parte da população que, mesmo economizando, opta por ingredientes de qualidade para as festas do fim de ano. De acordo com Simone Vitor Resende, proprietária de armazém de nacionais e importados, as vendas ainda estão fracas. “Temos perspectiva de melhorar o movimento quando estiver chegando à época das comemorações. Assim como em todos os setores, acredito que haverá queda nas vendas em torno de 3% a 5%, porque mesmo com crise, todo mundo quer festejar e presentear”, contou.

Simone Resende destaca que está sempre em busca de produtos de alta qualidade com menor preço. “Nós encontramos na panificação artesanal um atrativo a mais para os clientes. Fabricamos panetone de receita italiana e cestas personalizadas com uma grande variedade de produtos. O cliente pode oferecer um presente muito melhor gastando menos do que com qualquer outra coisa, como uma roupa ou calçado”, destaca a empresária. 

Setor deve começar a aquecer no início de dezembro

De forma geral, o presidente da Assuper, Matusalém Alves acredita que o aumento no movimento deve começar a sobressair no início de dezembro. “Nós estamos percebendo, ano a ano, que a partir do próximo mês que há um acréscimo nas vendas. Isso acontece porque as empresas começam as confraternizações, amigo secreto, festas de famílias e vizinhos. Porém, o setor fica mais aquecido na última semana do mês”, destacou.

Apesar de esperar crescimento no movimento, a Assuper prevê perda de até 2% nas vendas em comparação com o mesmo período do ano passado. “Em 2014, o setor supermercadista apresentou aumento de 27% a 30% considerando as vendas de 2013. Hoje, acreditamos que a queda se dá em função da crise e pelo desemprego”, afirma Matusalém.

Segundo ele, as lojas estão recebendo cinco vezes mais currículos do que o mesmo período no ano anterior. “Nós estamos observando que o número de currículos apresentados nas lojas aumentou consideravelmente. Isso é um problema para o consumo e vai gerar uma queda nas vendas, sem dúvidas”, pontua o presidente.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por