CIDADE

Associação de Moradores sugere à Cohagra usar áreas para habitação

Thassiana Macedo
Publicado em 23/11/2015 às 08:49Atualizado em 16/12/2022 às 21:11
Compartilhar

Enquanto em São Paulo, Lei nº 15.234/2010 induz a ocupação de terrenos vagos e imóveis subutilizados em áreas urbanizadas, dotadas de infraestrutura, ideais para produção habitacional, sob pena de multa, em Uberaba muitos bairros sofrem com a existência de áreas totalmente desperdiçadas. É o caso do Jardim Califórnia.

Para citar apenas alguns dos problemas causados por esse vazio urbano, constantemente o Jornal da Manhã alerta que moradores estão incomodados com o acúmulo de lixo, que atrai ratos, baratas, escorpiões e outros animais peçonhentos; com a insegurança, já que terrenos abandonados criam esconderijos para bandidos; e a falta de equipamentos de lazer destinado ao uso de moradores.

De acordo com a Associação de Moradores do Jardim Califórnia, o problema é antigo. Segundo a entidade, a comunidade já tentou encontrar alguma utilidade para os espaços subaproveitados, em especial aos terrenos pertencentes à Prefeitura Municipal de Uberaba, porém sem nenhum resultado. Uma das alternativas apresentadas ao Poder Público foi a construção de prédios populares. A medida resolveria o problema dos terrenos vagos e da falta de moradia para quem ainda vive de aluguel. Samuel ressalta que para um dos terrenos vagos no bairro, a justificativa da Prefeitura foi a existência de uma mina de água que impossibilitaria a construção, mas outros não teriam nenhum impedimento.

A reportagem questionou a Prefeitura, por que os terrenos vagos do bairro não podem ser destinados para a criação de moradia popular? Ou se haveria outras alternativas que dessem finalidade aos terrenos? No entanto, em nota, a assessoria de comunicação respondeu apenas que segundo o presidente da Cohagra, Marcos Jammal, foram feitos estudos para viabilizar obras de construção de prédios, mas avaliou-se que diante da situação econômica não seria viável no atual momento, considerando também a necessidade de recursos federais para viabilizar o projeto.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por