CIDADE

Varrição e ecopontos não são suficientes para manter limpeza dos terrenos

Apesar de contar com o serviço de varrição e de ecopontos, os moradores sofrem com o lixo e o mato que se multiplica

Letícia Morais
Publicado em 23/11/2015 às 09:53Atualizado em 16/12/2022 às 21:11
Compartilhar

A sujeira nos terrenos vagos também é um problema do Jardim Califórnia. Apesar de contar com o serviço de varrição e de ecopontos, os moradores sofrem com o lixo e o mato que se multiplica em dois grandes terrenos localizados na rua Eurípedes Maria Flávia Bernardes. 

Há 12 anos a aposentada Francisca Maria da Silva, de 78 anos, mora na região. Segundo ela, a limpeza e capina dos terrenos só acontece quando há reclamação dos moradores. “Agora com a chuva o mato cresce cada vez mais rápido e aí vai acumulando sujeira e lixo, e os animais peçonhentos, como barata, rato e escorpião, vão se proliferando”, contou a moradora.

Sua filha, Geralda do Carmo Silva Cerqueira também mora no bairro, bem em frente aos terrenos citados e reclama da situação. “Há uns 90 dias a Prefeitura limpou aqui, mas, as pessoas não têm consciência, jogam lixo e fica desse jeito que você pode ver. Acho que a PMU poderia mandar fazer a limpeza manual, já que, nesta época de chuva, fica complicado descer com caminhão”, sugeriu.

O secretário de Serviços Urbanos, Juarez Delfino, afirmou que o serviço de limpeza nos bairros é realizado periodicamente, considerando o sistema de rodízio na cidade. “Como estamos no período de chuva, as equipes estão fazendo bairro a bairro, no qual programamos para atender o bairro no momento oportuno”, explicou.

Ainda, em nota, o secretário destacou que a coleta de lixo é realizada três vezes por semana: na terça-feira, quinta-feira e sábado, a partir das 7h. Já a varrição Social acontece, pelo menos, uma vez na semana. Segundo o Departamento de Posturas, já existe o monitoramento do local quanto aos descartes de entulho, inclusive com autuações recentes pelo descarte irregular de lixo no local. Com relação à sujeira e o mato, a informação é de que diversos autos de infração já foram lavrados pelos agentes de fiscalização.

Leia também:

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por