CIDADE

Sociedade apresenta mais de 50 sugestões de combate à dengue

Um total de 54 sugestões foi apresentado pelos diversos segmentos da sociedade em reunião realizada na última quarta-feira (18)

Geórgia Santos
Publicado em 21/11/2015 às 08:49Atualizado em 16/12/2022 às 03:10
Compartilhar

Foto/Divulgação/PMU

Túlio Cury, secretário de Saúde, participou da reunião para levantar as propostas junto à comunidade

Comitê de Mobilização, Assessoramento, Acompanhamento e Avaliação das Ações de Controle da Dengue em Uberaba levanta propostas para serem aplicadas no combate à dengue. Um total de 54 sugestões foi apresentado pelos diversos segmentos da sociedade em reunião realizada na última quarta-feira (18), sendo que agora elas serão avaliadas por um grupo técnico.

Cerca de 50 segmentos foram representados na reunião, entre eles, associações de bairros, órgãos governamentais, prestadores de serviços de saúde, Corpo de Bombeiros, Tiro de Guerra. Os participantes foram divididos para apresentar sugestões em quatro eixos temáticos: Mobilização Social e Educação em Saúde; Operações de Campo; Manejo Clínico e Plano Contingencial de Assistência; e Legislação e Suporte Jurídico.

De acordo com diretor de Vigilância em Saúde, Nelson Rannieri, a reunião foi proveitosa. “Foram boas as propostas apresentadas, algumas até surpreendentes, que a Secretaria de Saúde não tinha conhecimento, e vão agregar bastante no trabalho de prevenção contra a dengue. Agora, com as propostas feitas, vamos levá-las a um grupo técnico para avaliar a viabilidade de implantação de cada uma e, se for possível, elas serão implantadas”, diz.

Por outro lado, a Secretaria de Saúde também apresentou algumas propostas que poderiam ser desenvolvidas pelos membros do comitê diante das suas atribuições. “Por exemplo, sugerimos aos presidentes de associações de bairros que realizem reuniões constantes com os moradores para tratar sobre dengue. Nestes encontros estará presente o grupo técnico da secretaria, que vai conhecer as particularidades e demandas trazidas de cada bairro. Propusemos também ao Corpo de Bombeiros uma parceria para realizar um mutirão para colocação de tampas de caixa-d’água em locais de difícil acesso, pois com equipamentos dos bombeiros seria possível”, explica Rannieri, ressaltando que a secretaria recebeu retorno positivo em relação às propostas.

Essa foi a segunda reunião do comitê depois que foi reativado, segundo o diretor de Vigilância em Saúde. A próxima será realizada no mês de janeiro de 2016, quando serão apresentadas as propostas que foram viabilizadas e que serão implantadas no início do ano.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por