CIDADE

Comércio prevê queda nas vendas e contratações para o Natal

Thassiana Macedo
Publicado em 13/10/2015 às 16:00Atualizado em 16/12/2022 às 21:49
Compartilhar

 Preocupação do consumidor em evitar novas dívidas, em razão da instabilidade econômica, deverá refletir diretamente na comercialização de presentes de Natal deste ano. Levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) prevê que as vendas no período que antecede a data caiam 4,1%. Segundo o Sindicato do Comércio Varejista de Uberaba (Sindicomércio), a redução deve influenciar até mesmo o número de contratações temporárias para o período.

O presidente da entidade, Marcelo Carneiro Árabe, afirma que o comércio de Uberaba não deixará de contratar para reforçar as vendas neste fim de ano, mas o percentual de trabalhadores temporários será menor. “Como o Natal é a melhor data para o varejo, sabemos que vai haver contratações, porém a previsão não é tão boa quanto a do ano passado. Tanto é que o número de contratações temporárias já apresenta redução”, avalia.

Segundo ele, um estudo completo e localizado sobre as expectativas está sendo feito esta semana para verificar como será o comportamento do consumidor e dos comerciantes em 2015. Em anos anteriores, o aumento no volume de contratações de trabalhadores temporários no comércio de Uberaba ficou em torno de 3%. Em 2014, a maioria das contratações ocorreu entre os meses de outubro e novembro, quando os empresários começam a se preparar para atender ao aumento das vendas referentes ao Natal.

Sobre a efetivação destes trabalhadores temporários contratados, muito comum neste período de maior venda, Marcelo Árabe acredita que vai haver, mas que o percentual também será menor.

Vendas. O dirigente afirma que, apesar de o consumidor estar com mais cautela na hora de comprar, trata-se de uma data extremamente importante para o varejo, por isso a expectativa é de um incremento de 3% a 5% nas vendas em relação ao comercializado no ano passado. “A diferença é que serão comprados produtos com valor um pouco menor. Ou seja, vão haver compras, mas vai diminuir o valor da compra média mensal. Mesmo assim, os comerciantes estão apostando em estoques menores, mais promoções, mix diferenciado de produtos e na contratação de pessoas mais qualificadas, e dessa maneira melhorar as vendas”, completa.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por