CIDADE

Apesar de vendas baixas, comerciantes comemoram

As vendas de ar condicionado e ventiladores aumentaram, mas, ainda assim, são muito baixas se comparadas com a mesma época de anos anteriores

Letícia Morais
Publicado em 13/10/2015 às 14:44Atualizado em 16/12/2022 às 21:49
Compartilhar

 Nesta época do ano é comum e aguardado pelos comerciantes o aumento nas vendas de ar condicionado e ventiladores. Em Uberaba, mesmo com a alta nas temperaturas, que tem incomodado toda a população durante as últimas semanas, o comércio sinaliza aumento tímido nas vendas.

Plauto Riccioppo é proprietário de uma loja do setor e acredita que as vendas continuam abaixo do esperado se comparado com o mesmo período de 2014. “As vendas aumentam nesta época, mas, este ano, em razão da crise, acredito em uma queda de quase 50% em relação ao ano passado. Houve um aumento com relação à época de inverno, mas um aumento muito aquém”, explicou. De acordo com ele, as pessoas estão tentando economizar o máximo possível, inclusive optando pela manutenção dos equipamentos antigos e deixando a compra de novos produtos para outra época.

A compra de ventiladores, produto bem mais acessível que um ar condicionado, tem alavancado as vendas em uma grande loja de departamento na cidade. É o que confirma o gerente do estabelecimento, Sebastião Lázaro Gonçalves. “Estamos vendendo bem desde o mês de setembro, principalmente os ventiladores, que é um produto que tem baixa procura fora desta época quente. Por isso, um aumento em torno de 40% a 60%”, revelou.

Mesmo que os números estejam bem abaixo do que foi registrado na mesma época do ano passado, Sebastião comemora. “Dentro da crise, é uma venda boa. Hoje o comerciante vê sua realidade com uma venda reduzida, a nossa é fundamentada na condição do País. Já cheguei a vender, em outra filial, um caminhão com 300 ventiladores em um único dia. Agora este número está bem abaixo disso”, destaca o gerente.

Comércio uberabense não deve contratar funcionários temporários

O empresário Plauto Riccioppo afirma que o quadro de funcionários de sua loja também tem sofrido com a crise. “Nós já tivemos demissão considerável de funcionários, mas isso vem desde o início do ano. Eu não vislumbro melhoras. Na verdade, a população vem evitando gastos com coisas consideradas mais supérfluas”, revela o empresário.

E a expectativa também não é das melhores em loja de departamento da cidade, segundo o gerente Sebastião Gonçalves. “A expectativa é que as vendas no natal sejam baixas, comparando com os outros anos. Além disso, não estamos trabalhando com a perspectiva de contratação de novos funcionários. Enquanto não houver uma atitude política, não haverá vendas altas e isso implicará em todo o resto”, lamenta.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por