CIDADE

UFTM oferece vagas remanescentes para todos os cursos

No total, são 1.673 vagas em todos os cursos de graduação da universidade; inscrições vão até o dia 12 de novembro

Letícia Morais
Publicado em 13/10/2015 às 14:41Atualizado em 16/12/2022 às 21:49
Compartilhar

 A Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) está oferecendo 1.673 vagas remanescentes para o 1º semestre de 2016 em todos os cursos de graduação nos campi de Uberaba e Iturama. As inscrições começam no dia 22 de outubro e vão até o dia 12 de novembro.

O ingresso na universidade será feito por meio de processo seletivo nas modalidades de transferência de alunos e portadores de diploma de graduação. Os interessados devem acessar o site centrocursos.org.br, preencher a ficha de inscrição e obter a Guia de Recolhimento da União (GRU), no valor de R$120 e deve ser paga até o dia 13 de novembro.

A universidade concede isenção de taxa para aqueles que comprovarem baixa renda. O interessado em obter o benefício deve preencher formulário específico entre os dias 22 e 23 e outubro, enviar ou entregar a documentação necessária conforme o edital até o dia 26 de outubro no Núcleo de Processo Seletivo Discente (Nupe).

Desvalorização de licenciaturas

contribui para vagas inativas

A grande quantidade de vagas disponíveis na UFTM assusta, já que é uma das universidades mais disputadas de toda a região. Segundo o Supervisor do Núcleo de Processo Seletivo Discente, Leonardo Silveira, as 1.673 vagas disponíveis nesse último edital é o resultado do acumulado das vagas inativas dos últimos 4 anos, tempo médio de duração de um curso.

De acordo com Leonardo, as vagas são contadas após um processo que calcula vagas ociosas de cancelamentos, abandonos, transferências e falecimentos. “Dessa forma, a vaga não preenchida em um processo de transferência/portador poderá ser disponibilizada no processo seguinte”, explicou.

O supervisor acredita que as políticas federais propiciaram um aumento considerável no número de vagas nos cursos de graduação, tanto nas instituições públicas quanto nas privadas. “Cursos diurnos passaram a ser oferecidos também no noturno, favorecendo alunos que trabalham e, antes, tinham somente a opção das licenciaturas. Essas, por sua vez, tem atraído poucos interessados, em função da desvalorização que sofre o profissional da educação”, lamenta.

Esse não é o único problema apontado pelo supervisor. A possibilidade de um candidato do Sisu se inscrever em mais de uma instituição e depois poder cancelar a matrícula, dificulta a movimentação. “Dependendo de como ocorre essa movimentação, pode não haver tempo hábil para nova chamada”, destacou.

Por outro lado, Leonardo frisou que a UFTM está tentando conhecer as causas da evasão estudantil e tem buscado maneiras para fortalecer a permanência dos alunos na universidade, concedendo bolsas e auxílios.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por