CIDADE

A voz dos bairros: Conhecido como Vila do Quiabo, bairro abriga mais de 450 famílias

Apesar de abranger mais de 400 lotes, a Vila é pequena, com poucos instrumentos sociais, além da carência comercial, apenas uma mercearia atende o local

Mára Santos
Publicado em 12/10/2015 às 12:37Atualizado em 16/12/2022 às 21:50
Compartilhar

Foto/Neto Talmeli

A Vila Esperança está localizada entre os bairros Silvério Cartafina e Costa Teles II, próximo à BR-262

A Vila Esperança, até bem pouco tempo conhecida como Vila do Quiabo, é constituída por 25 quadras, subdivididas em 469 lotes, além de uma área verde e praça com pouco mais de 4.400 m².

Conta a história, que a Vila recebeu o nome popular de Quiabo por se tratar de uma área íngreme, onde principalmente nos tempos de chuva, antes de receber pavimentação asfáltica, era muito escorregadia. Já em 1996, o então prefeito Luiz Guaritá Neto, assinou o decreto criando o loteamento na área e denominando aquela região de Vila Esperança.

Apesar de conter mais de 400 lotes, a Vila é pequena, com poucos instrumentos sociais, além da carência comercial. Apenas uma mercearia, localizada na divisa da Vila Esperança I e II, atende toda a comunidade, dificultando a vida dos moradores. No bairro, faltam farmácia, supermercados, padaria, lojas de miudezas, entre outras. A dona da única mercearia do bairro acredita que se houvesse incentivo por parte do Poder Público, talvez as pessoas se interessariam em investir na Vila e apostar no próprio negócio.

Procurada pela reportagem do Jornal da Manhã, a Prefeitura de Uberaba, por meio da Assessoria de Comunicação, explicou que através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, o Município tem ações concretas em termos de incentivo ao crescimento econômico de Uberaba, com captação de empresas e de abertura de oportunidade aos micros e pequenos empresários.

Ainda segundo a assessoria, essas ações resultaram em um número expressivo de empresas que aportaram em Uberaba ou ampliaram os negócios que aqui construíram. Neste sentido, a Sedec tem colocado à disposição do empresariado local ou externo, todos os incentivos possíveis e um acompanhamento individual de cada projeto.

No entanto, a secretaria não pode impor ao empresário o local onde vai construir sua empresa, reforça a nota.Ainda segundo o Município, qualquer empresário que tenha interesse em construir sua empresa na Vila Esperança e se enquadrar nos critérios do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico para obtenção de benefícios, com certeza terá todo o apoio da secretaria. Os benefícios sã isenção de IPTU, ISSQN na construção, etc. Ou seja, o papel da prefeitura é estimular a instalação de empresas na cidade, não exigir que a empresa se instale em determinados locais, finalizou a nota.

  

Leia também:

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por