CIDADE

Interrupção de visitas domiciliares do PSF gera insatisfação na Vila Esperança

A equipe costumava realizar visitas domiciliares periódicas para acompanhamento dos moradores, mas o trabalho foi interrompido nos últimos meses

Gisele Barcelos
Publicado em 12/10/2015 às 01:01Atualizado em 16/12/2022 às 21:50
Compartilhar

 Vila Esperança critica ausência de agentes de saúde no bairro. A equipe costumava realizar visitas domiciliares periódicas para acompanhamento dos moradores, mas o trabalho foi interrompido nos últimos meses.

O aposentado Abrão Isac Borges, de 60 anos, conta que recebia a visita dos agentes em casa com frequência e agora sente a falta do contato com os profissionais, que repassavam orientações sobre cuidados e prevenção à saúde.

Sem o acompanhamento domiciliar, o aposentado reclama que a única saída no momento é se descolar à unidade de saúde do bairro Silvério Cartafina, há aproximadamente um quilômetro de distância.  A Vila Esperança não tem posto de saúde próprio.  

A Secretaria de Saúde esclarece que as visitas domiciliares foram interrompidas porque houve redução do número de agentes de saúde. Em nota, a pasta informa que já está em andamento processo de contratação para recompor as equipes e retomar o trabalho de visitação no bairro.  No entanto, não foi especificado prazo para o retorno do acompanhamento domiciliar na Vila Esperança.

Enquanto a contratação de novos agentes não é finalizada, a Secretaria posiciona que, em caso de necessidade, a população do bairro pode solicitar a visita de equipes de saúde lotadas no Costa Telles I e II.

Quanto à inexistência de unidade de saúde própria na Vila Esperança, a pasta argumenta que a situação não implica em falta de assistência. De acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde, o bairro está inserido na área de abrangência da unidade instalada no conjunto Silvério Cartafina.

No posto de saúde do bairro vizinho, a população conta com três médicos de Saúde da Família, três enfermeiros, três técnicos de enfermagem, dois dentistas e dois auxiliares.

Além disso, é disponibilizado atendimento com um clínico geral, um ginecologista, um pediatra e um psicólogo. No local, são oferecidos também serviços de vacinação, pré-natal para gestantes e acompanhamento de pacientes portadores de diabetes e hipertensão. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por