CIDADE

Apenas 20% das pré-adolescentes em Uberaba receberam vacina contra HPV

Procura pela 2ª dose da vacina contra o HPV está baixa em Uberaba; campanha começou na cidade no dia 14 de setembro

Geórgia Santos
Publicado em 11/10/2015 às 22:30Atualizado em 16/12/2022 às 21:51
Compartilhar

Foto/Reprodução

Procura pela segunda dose da vacina contra o HPV está baixa em Uberaba. A campanha começou na cidade no dia 14 de setembro e a meta é vacinar 4.821 pré-adolescentes, porém até esta semana foram aplicadas 1.201 doses, apenas 20% do público. A Secretaria de Saúde faz alerta às meninas que devem tomar a segunda dose, pois a proteção só está garantida com todas as etapas.

A vacina previne o câncer de colo de útero, considerado a terceira causa de morte entre mulheres em Minas Gerais. É uma vacina nominal e é necessária a aplicação da segunda dose para a continuidade da imunização. “Estamos preocupados porque a procura pela segunda dose está abaixo do esperado. Precisamos da conscientização dos pais ou responsáveis para que levem as meninas para se vacinar”, explica o secretário de Saúde, Marco Túlio Azevedo Cury.

O diretor de Vigilância Epidemiológica, Robert Boaventura de Souza, explica que a meta para Uberaba é vacinar 80% do público-alvo, ou seja, 4.821 pré-adolescentes. A vacinação acontece em todas as unidades básicas de saúde e nas escolas conforme cronograma preestabelecido. “Estamos fazendo o nosso papel em busca destas jovens, porém a adesão está baixa, e isso nos preocupa diante da importância dessa vacina, que está disponível para determinada faixa etária e no mercado é uma vacina cara”, explica o diretor.

Robert acredita que a baixa procura ainda é por conta do preconceito. Muitos pais acreditam que a vacina influencia a jovem a começar a vida sexual, e isso não é verdade. “Pedimos para que a dose seja aplicada antes do início da vida sexual porque o contato com vírus é na relação sexual e se a dose for aplicada antes, garante a proteção, pois ainda não houve sexo”, destaca.

A imunização acontece em meninas de nove a 11 anos, mas o Ministério da Saúde também liberou a vacina para as adolescentes de até 13 anos que ainda não tomaram a primeira dose contra o HPV e também para as mulheres até 26 anos que sejam portadoras do vírus HIV (mediante apresentação de receita médica).

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por