ALTERNATIVA

"Não aguentamos mais ver tanta gente morrendo", desabafa infectologista

Lídia Prata
Publicado em 30/04/2021 às 21:51Atualizado em 18/12/2022 às 13:30
Compartilhar

PAULO MESQUITA

Abril termina com o lamentável registro do falecimento do querido Dr. Paulo Mesquita. Confirmação veio agora à noite, entristecendo todos aqueles que tanto o admiravam. Um homem generoso, que atendia a todos, pobres e ricos, com a mesma generosidade e atenção. Um político de rara habilidade, que soube, como poucos, transitar pelas mais diversas alas e conquistar o respeito e a admiração de todos. Um homem extraordinário! Uma das raras unanimidades que Uberaba já produziu em sua história, seja na Medicina, na política, ou em sociedade. Era sempre digno de elogios quando seu nome emergia nas conversas. E fazia por merecer cada um dos elogios, com sua postura reta, digna, com sua coerência e seus princípios. Ao lado de Sônia, uma mulher extraordinária, formou uma família maravilhosa e muito querida. Deixo aqui meu abraço carinhoso a todos eles, nesse momento em que perdemos uma grande referência para nossas vidas e para Uberaba. 

14 a 3

Para aqueles que gostam de comparar Uberaba com Uberlândia, aqui vai mais uma. No último dia de abril, a vizinha cidade registrou apenas 3 óbitos por Covid, contra 14 confirmados em Uberaba. Estamos “ganhando feio” de Uberlândia, lamentavelmente.

E assim fechamos o mês de abril com 237 vítimas fatais e 4.857 novos casos de Covid em Uberaba. Só nos resta pedir que Deus tenha misericórdia de nós!

NO LIMITE

Em entrevista ao programa O Pingo do Jota desta sexta-feira, o infectologista Vitor Maluf fez um desabafo emocionad “Não estamos aguentando mais ver tanta gente morrendo”, Segundo ele, a situação está insuportável para os profissionais de saúde, submetidos à pressão para salvar vidas, encontrar leitos, conseguir insumos e respiradores para tantos pacientes de Covid. “Está muito pesado para nós. Estamos testemunhando uma tragédia a cada dia. Isso mexe com o nosso emocional” - disse, depois de contar que nunca imaginou passar por uma situação como esta, em que pacientes não têm leitos, mesmo podendo pagar por eles.

FECHA TUDO

Para o infectologista Vitor Maluf, só há uma opção neste moment fechar tudo novamente, por 15 dias, para tentar frear a escalada da Covid em Uberaba. Na segunda-feira, segundo ele, foram atendidas 158 pessoas com Covid no Pronto Socorro do Hospital São Domingos, do qual ele é o responsável pela área médica de infectologia. na terça foram outros 135 pacientes. “Estamos com 120% de ocupação dos leitos de UTI e de enfermaria Covid”, lamentou Vitor Maluf, dizendo que já não há mais onde colocar novos pacientes, porque o hospital está completamente tomado . “Está colapsado”, disse. 

Pois é. Ontem eu contei aqui que nas redes sociais circularam pedidos de oração para que uma paciente conseguisse vaga em UTI, em vez de pedir oração por sua saúde, tal o desespero da família para garantir a ela um tratamento médico-hospitalar especializado.

MAIS PRA FRENTE

Logo depois do carnaval, também em entrevista ao Pingo do Jota, o infectologista Vitor Maluf defendeu a volta às aulas presenciais para minimizar o abalo emocional dos alunos. Voltei a perguntar a ele,agora, se mantinha sua opinião. Ele foi taxativ do jeito que a situação está, nem escola pode ficar aberta.

100% DE ACERTO

Por último, Vitor Maluf lembrou que a matemática Michelli Maldonado acertou em cheio todas as previsões que fez sobre o crescimento do número de casos de Covid e de óbitos, tanto em março, quanto em abril. “O Observatório Covid não errou em nada”, reforçou Vitor Maluf, mostrando enorme preocupação com o que poderá ocorrer em maio, se o Observatório acertar de novo. Vale lembrar que a professora Michelli Maldonado disse aos vereadores que maio pode registrar o recorde de 6.000 casos novos de contaminados em Uberaba. 

DECISÃO TÉCNICA

Presidente do Legislativo uberabense, o vereador Ismar Marão cobra novos decretos de controle da pandemia alicerçados em parecer técnico, e não político. Criticou a falta de infectologista no Comitê Covid, mas certamente não sabe que muitos foram convidados, mas não aceitaram, alegando excesso de serviço.  

Esta semana, em entrevista à Rádio JM, Marão criticou duramente a retomada das aulas presenciais e a abertura ampla da economia local. Para ele, essas medidas foram intempestivas. Na verdade, essas decisões são extremamente difíceis de tomar. Encontrar o equilíbrio neste momento é missão quase impossível e qualquer que seja a decisão, ela será criticada, seja porque flexibilizou demais, ou de menos  a economia. 

AMÉM!

O presidente da Câmara também reclamou que os vereadores estão sendo chamados apenas para referendar as decisões anunciadas pelo Executivo, depois de tomadas. As sugestões apresentadas à prefeita Elisa são pouco ou nada acatadas.

HORA ERRADA

Na avaliação do presidente da Câmara, Ismar Marão, não é momento de votar um novo projeto de lei para estabelecer a obrigatoriedade da vistoria predial em Uberaba. Autor do projeto de revogação da lei anterior sobre o assunto, Marão defende que a fiscalização das obras continue sendo feita pelos bombeiros, ou ganhe o reforço da Defesa Civil e da Prefeitura. Mas que não se coloque mais um peso nas costas dos proprietários de imóveis.  Está coberto de razão.

ADEUS!

Quem não se lembra da simpática Mércia da Bicicletinha, ex-candidata a vereadora  pelo MDB no ano passado? Lamentavelmente ela foi mais uma vítima da Covid.

OUTRA CAUSA

A propósito, a família de Elmo Fantato informa que ele não foi vítima de Covid. Sofreu um infarto. 

DIA DE EXPÔ

Presidente Jair Bolsonaro abre oficialmente a Expozebu 2021 neste sábado, às 8h30, em cerimônia que será transmitida pela TV ABCZ e redes sociais da promotora da feira. Mas as atenções estarão voltadas para o pronunciamento do presidente Rivaldo Machado Borges Júnior, que deve marcar a posição da pecuária brasileira em defesa da propriedade. Segundo ele próprio adiantou à Rádio JM, um dos destaques do seu discurso será a crítica dura à retomada das invasões de terra pelo país, em especial na Amazônia, e às ações do Judiciário que têm impactado negativamente o agro. “O Brasil está tomando um rumo indesejado e não podemos aceitar isso”, disse o líder ruralista, dizendo que os pecuaristas brasileiros não admitem o retrocesso político no país.

A CAMINHO

Nova edição da JM Magazine está a caminho. Lançamento está marcado para a próxima quinta-feira, dia 6, pelo formato de drive thru, como convém em tempos de pandemia. A revista está um show! Repleta de talentos novos descobertos e evidenciados, nas mais diversas áreas de atuação. Profissionais que estão fazendo sucesso, graças ao seu talento, e desafiando a crise causada pela pandemia. Gente nova, guerreira, que está construindo sua própria história com talento e competência. Vale a pena esperar a edição 71 da JM Magazine. Está imperdível! 

CAPA TOP

Seguindo a nova pegada da JM magazine, a nova edição da JM magazine dedica a capa ao empreendedor Amir Choaib, que vem de Ribeirão Preto para investir em Uberaba e impulsionar o desenvolvimento econômico da cidade. Amir está lançando, também, um mega empreendimento imobiliário em Rifaina, point do turismo náutico dos uberabenses. Vai mostrar em detalhes esse projeto fadado ao sucesso. Fique atento!

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por