CIDADE

Números de celulares recebem o nono dígito a partir de domingo

Ainda será permitida a ligação com 8 dígitos durante 40 dias após o início da mudança. Depois será obrigatório acrescentar o novo dígito

Geórgia Santos
Publicado em 10/10/2015 às 12:46Atualizado em 16/12/2022 às 21:52
Compartilhar

Foto/Reprodução

A partir de amanhã todos os números de celulares devem ser acrescidos de um 9 a mais na frente dos oito dígitos

A partir deste domingo (11), todos os números de telefones celulares de Minas Gerais passarão a ter nove dígitos. Os usuários devem acrescentar o dígito 9 à frente dos números atuais para ligações e envio de mensagens SMS e MMS. Contudo, ainda será permitida a ligação com oito dígitos durante 40 dias após o início desta mudança. Depois será obrigatório acrescentar o novo dígito.

A medida segue decisão da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e foi adotada para aumentar a disponibilidade de números de celulares no Brasil, para atender à crescente demanda de novos usuários, e também para padronizar a numeração da telefonia móvel em todo o país, uma vez que outros Estados já possuem nove dígitos.

“Acredito que esta mudança será tranquila, normal. Este é um processo que começou em 2010, comunicando a população de que até dezembro de 2016 todos celulares teriam que ter o nono dígito. A medida começou a ser adotada pelos estados em 2012, e agora chegou a nossa vez. Além de Minas Gerais, Bahia e Sergipe também farão a transição neste momento”, revela o diretor de relações com o mercado da Algar Telecom, Luiz Eduardo Peppe.

O diretor destaca que os usuários estão sendo informados sobre a mudança há algum tempo. A divulgação está sendo feita através de rádio, televisão, home page, redes sociais, SMS, conta telefônica, além disso, no próprio site da empresa, com explicações necessárias. Vale ressaltar que para facilitar a transição, aplicativos para smartphones ajudam usuários a fazer a alteração. “Também estamos oferecendo essa opção ao nosso cliente, sem custo, para aparelhos Android, iOS e Windows Phone, que atualiza a agenda de contatos do aparelho automaticamente com o nono dígito”, afirma Peppe.

Para finalizar, é importante lembrar que depois de 40 dias, gradualmente, serão realizadas interceptações nas chamadas sem o “9” adicional, onde o usuário receberá a orientação sobre a nova forma de discagem. Depois de um prazo de 100 dias, as ligações não serão mais completadas.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por