CIDADE

1ª Conferência Regional de Direitos Humanos acontece hoje na cidade

Primeira Conferência Regional de Direitos Humanos discute propostas que serão apresentadas na etapa estadual. O evento será realizado hoje, no anfiteatro do Centro Administrativo

Geórgia Santos
Publicado em 09/10/2015 às 21:20Atualizado em 16/12/2022 às 03:15
Compartilhar

Primeira Conferência Regional de Direitos Humanos discute propostas que serão apresentadas na etapa estadual. O evento será realizado hoje, no anfiteatro do Centro Administrativo, com o tema “Direitos Humanos para todas e todos: democracia, participação, justiça e igualdade”. A conferência abrangerá toda a macrorregião do Triângulo Sul.

De acordo com Aguinaldo Batista, um dos organizadores, as conferências regionais estão sendo realizadas a partir da criação da Secretaria Especial de Direitos Humanos de Minas Gerais, a fim de preparar propostas para o evento em níveis estadual e nacional. “O que vai nortear as discussões é a Carta Nacional de Direitos Humanos, que foi assinada em 1948, a partir dos princípios estabelecidos, como o direto à proteção, alimentação, educação, saúde, segurança, trabalho, entre outros”, explica o organizador.

Conforme a programação do evento, no período da manhã haverá a abertura com a presença dos convidados Aguinaldo Faria, coordenador estadual do Movimento dos Sem Terra; Ana Penido, secretária-adjunta de Participação Social da Sedpac, e Cirlene Lima Ferreira, presidente do Conselho Estadual de Direitos Humanos (Conedh).

À tarde serão discutidos cinco eixos temáticos, quando também serão deliberadas as propostas para a Conferência Estadual de Direitos Humanos. Logo em seguida acontecem as eleições dos delegados que participarão desta etapa estadual. Cada município terá uma quantidade de delegados da sociedade civil e do governo, predeterminados de acordo com o número de habitantes. Uberaba poderá eleger um total de 11 representantes. O evento terá início às 7h e o encerramento está previsto para as 18h.

Vale lembrar ainda, de acordo com a chefe do Departamento de Proteção Social Especial da Seds, Cláudia Cristina Silva, entre os objetivos da conferência está a criação de um Conselho Municipal dos Direitos Humanos. “Na discussão das propostas, algumas são encaminhadas para a conferência estadual, enquanto outras são destinadas ao Poder Executivo, com sugestões ao prefeito”, destaca Cláudia.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por