CIDADE

Sedest puxa orelhas de quem não respeita vagas de deficientes

Seção de Educação no Trânsito orienta motoristas quanto às vagas destinadas a idosos e deficientes nos supermercados

Geórgia Santos
Publicado em 08/10/2015 às 08:03Atualizado em 16/12/2022 às 21:54
Compartilhar

Foto/Neto Talmeli

Fiscal da Sedest aplica uma "multa moral", com objetivo de orientar o motorista cujo carro ocupa vaga especial

Seção de Educação no Trânsito orienta motoristas quanto às vagas de estacionamento destinadas a idosos e deficientes nos supermercados. Na manhã de ontem a equipe esteve em vários estabelecimentos, alertando motoristas e também informando idosos e deficientes para que façam o cartão na Secretaria de Defesa Social, Trânsito e Transporte (Sedest).

De acordo com o chefe da seção, Hélio Reis, ainda é possível flagrar muitos veículos que estacionam de forma irregular em vagas especiais, reservadas conforme a lei. A fim de relembrá-los sobre esta proibição e as punições, os ficais da educação estão provendo este trabalho. “Estivemos em vários supermercados, como o Walmart, LS Guarato e no Zebu Carnes, locais com grande fluxo de pessoas, e os clientes normalmente querem mais comodidade e param na porta do estabelecimento. Abordamos alguns, conversamos, e também entregamos panfletos”, explica Hélio Reis.

O chefe da seção destaca que, além de “puxar a orelha” daqueles que cometem a irregularidade, foram repassadas informações às pessoas que têm direito de estacionar na vaga especial, mas não fizeram o cartão. De acordo com ele, quando o agente de trânsito faz alguma autuação, não sabe se naquele veículo está um idoso ou deficiente, sem que haja alguma informação, por isso é preciso ter o cartão. “Basta procurar a Secretaria de Trânsito, levar documentos pessoais e comprovante de residência e pagar a taxa de R$7,88. O cartão é do veículo e não da pessoa, isto é, o motorista pode ser outro, desde que o idoso ou deficiente esteja no carro”, diz.

Vale lembrar que esse trabalho da Seção de Educação no Trânsito é de orientação, porém, se forem encontrados motoristas que não respeitam a lei, mesmo com o pedido do fiscal, aí sim pode ser feita notificação. “Aplicamos uma multa moral, mostrando a todos que aquela pessoa estacionou o carro em local que não devia. Já o que está previsto na lei, a multa é grave, a pessoa perde cinco pontos na carteira e paga o valor de R$127”, destaca Hélio, lembrando que a equipe também está orientando pedestres quanto à travessia nestes locais, que normalmente são muito movimentados, sendo necessário muito cuidado.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por