CIDADE

Fundação lança álbum de figurinhas com o patrimônio histórico da cidade

O lançamento do álbum acontece no Teatro Municipal Vera Cruz, às 9h, com a presença do prefeito Paulo Piau

Publicado em 06/10/2015 às 21:01Atualizado em 16/12/2022 às 21:57
Compartilhar

Fundação Cultural lança hoje o álbum de figurinhas “Patrimônio Ilustrado de Uberaba”. O lançamento do álbum acontece no Teatro Municipal Vera Cruz, às 9h, com a presença do prefeito Paulo Piau; da presidente da Fundação Cultural, Sumayra Oliveira; da superintendente regional de Ensino, Marilda Ribeiro; da secretária de Educação, Silvana Elias, e de alunos de escolas de Uberaba.

O projeto Patrimônio Ilustrado de Uberaba foi elaborado pelo Departamento de Fomento da Fundação Cultural e aprovado pelo Fundo Estadual de Cultura e é composto pelo álbum de figurinhas Patrimônio Ilustrado de Uberaba, contendo 156 cromos adesivos sobre os patrimônios culturais da cidade – bens artísticos e históricos de Uberaba, mostrando patrimônio material (com bens móveis e imóveis) e imaterial (manifestações culturais) – e 66 personalidades que colaboraram na construção histórica da cidade.

O álbum faz uma abordagem lúdica sobre o patrimônio histórico da cidade de Uberaba, com textos explicativos, ilustrado com 156 figurinhas autoadesivas, disseminando as manifestações artísticas e culturais, personalidades que fazem parte da memória coletiva da cidade, imóveis tombados e inventariados. O objetivo é abordar a questão da importância e da preservação do patrimônio cultural de forma lúdica, acessível a todas as idades, colaborando na compreensão da história da cidade.

As informações históricas contidas no álbum são de responsabilidade do Conselho do Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba (Conphau) e a coletânea será distribuída gratuitamente nas escolas públicas municipais e particulares como projeto de Educação Patrimonial. Os álbuns também serão distribuídos na Fundação Cultural para a comunidade, local onde será, ainda, posto de troca para as figurinhas repetidas. As figurinhas carimbadas serão distribuídas nos Museu de Arte Sacra, Museu de Arte Decorativa, Museu do Zebu e na Biblioteca Municipal Os seis primeiros álbuns completos com mais figurinhas carimbadas receberão brindes.

Após a distribuição completa das figurinhas terá início a votação popular para eleger As Sete Maravilhas da Cidade. A votação ocorrerá nas escolas e também pelo e-mail [email protected].

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por