CIDADE

Moradores pedem ampliação da UBS e farmácia popular

De acordo com o setor de Atenção Básica, o foco no momento é a melhoria da estrutura física para comportar mais profissionais e ampliar o atendimento

Gisele Barcelos
Publicado em 31/08/2015 às 08:39Atualizado em 16/12/2022 às 22:31
Compartilhar

Fot Neto Talmeli

Ampliação no horário de atendimento e instalação de uma farmácia na unidade básica do Residencial 2000 são demandas da população do bairro. Os projetos, no entanto, não estão ainda no planejamento da Secretaria de Saúde. A prioridade da pasta é a construção de um novo prédio.

De acordo com a diretora de Atenção Básica, Elaine Teles, o foco no momento é a melhoria da estrutura física porque o novo espaço permitirá comportar mais profissionais e ampliar o atendimento. Ela explica que hoje a unidade conta com duas equipes de Saúde da Família e mais uma será criada, após a construção da nova sede.

A diretora ressalta que, uma vez com espaço adequado, será realizado um estudo de viabilidade e de demanda para verificar a necessidade de ampliação no horário de atendimento e também a implantação da farmácia básica, para entrega de medicamentos aos pacientes do bairro. “Não são projetos para agora e não há previsão no momento para essas medidas, mas podem acontecer. O foco é a nova unidade para o bairro. E essas propostas serão analisadas depois”, declara.

Enquanto isso, Elaine explica que a unidade do bairro hoje conta com dois médicos de Saúde da Família, três enfermeiros, quatro técnicos de enfermagem, dois dentistas e um psicólogo. Os profissionais atendem de segunda a sexta-feira, em horário integral das 7h às 17h. Há também ginecologista, pediatra e assistente social e psicólogo, que prestam serviços em dias específicos da semana. Além disso, a unidade oferece vacinação, coleta de Papanicolau e acompanhamento pré-natal no bairro.

A diretora orienta que, fora do horário do expediente, a população do bairro pode recorrer às unidades básicas localizadas em bairros vizinhos e que já possuem horário de atendimento estendido até 22h. Uma opção é no bairro de Lourdes e outra no Valim de Melo. Em casos de urgência, a alternativa para os moradores do Residencial 2000 é se dirigir para as UPAs (Unidades de Pronto-Atendimento).

Quanto à farmácia, Elaine pondera que os pacientes com diabetes e hipertensão que participam do programa Hiperdia podem retirar os medicamentos de uso contínuo na própria unidade.

Já para os demais itens, a diretora afirma que o paciente deverá recorrer a uma das cinco farmácias básicas já existentes. Para situações emergenciais, ela reforça que também foi criado um plantão na farmácia de acolhimento para a retirada de medicamentos básicos. De segunda a sexta-feira, o serviço funciona das 7h às 24h. Aos sábados, domingos e feriados, o expediente vai das 7h às 19h.  

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por