CIDADE

Esquecida pelo poder público, sujeira castiga moradores

Durante visita ao bairro, a reportagem verificou a presença de dois lixões. Em um deles, crianças brincavam muito próximo ao local; o outro era tomado pelo fogo e objetos abandonados

Felipe Madeira
Publicado em 31/08/2015 às 08:46Atualizado em 16/12/2022 às 22:31
Compartilhar

Fot Neto Talmeli

Quem entra no Residencial 2000 pela avenida Doutora Terezinha Maria Rocha chega a acreditar que o bairro está limpo e bem cuidado. O gramado do canteiro central da principal via do bairro tem a grama bem aparada e não se vê muito lixo espalhado por ali. Mas, na realidade, uma falsa impressão reflete o descaso e o aspecto de abandono do afastado bairro.

Seguindo um pouco mais adiante e chegando ao final da mesma avenida, limítrofe da cidade, pode-se encontrar um lixão a céu aberto, e do lado das últimas casas do local, onde são descartados entulhos, lixo doméstico e até carcaças de animais. Bruno Caetano, de 22 anos, que trabalha numa oficina mecânica próxima ao lixão, se diz incomodado com a situação. “Fica pior quando acumula muito lixo e o pessoal coloca fogo”, enfatiza o jovem.

Deixando a avenida principal, o lixo jogado no canto das ruas começa a ser percebido. Os moradores relataram à reportagem que a limpeza raramente é feita nesses extremos do bairro. Por meio de sua assessoria, a Prefeitura afirma manter o serviço de varrição e coleta de lixo, que ocorrem três vezes na semana, mas não é suficiente para limpar toda a sujeira que se acumula há tempos.

Elias Gonçalves Borges explica que no começo recorria à prefeitura, mas, depois de muita insistência, desistiu. “Não sei se é porque o bairro é mais distante que ele é mais esquecido. No centro é tudo limpo e organizado, mas aqui não. A impressão que temos é que eles escondem a sujeira”, lamenta. 

Poliana reside no bairro com quatro filhos. Ela trabalha na zona rural de Uberaba e teme pela segurança da família. “A gente encontra cobra e escorpião dentro de casa com frequência, por causa do lixo acumulado. Esses dias, jogaram dois cachorros mortos aqui e nós mesmos tivemos que tirá-los e jogá-los para longe, porque não dava para aguentar mais o cheiro”, denuncia.

Em nota, a Prefeitura Municipal afirma que o monitoramento dos descartes é feito assiduamente pelo Departamento de Posturas, inclusive com diversos autos de infração no bairro. Ainda, que foi solicitada ao setor responsável a limpeza dos locais objetos de reclamações via ordem de serviço. Para evitar aumentar ainda mais o acúmulo, o órgão municipal solicita a colaboração dos moradores para que não coloquem o lixo fora dos dias de coleta, assim como, não depositem entulhos em locais inapropriados, tendo em vista a suma importância da colaboração da comunidade, fiscalizando também, quem está promovendo a sujeira.  

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por