CIDADE

Semana da Pessoa com Deficiência discute a inclusão e a autonomia

As atividades serão realizadas até amanhã (28), e ontem foi promovido um fórum sobre o tema com pais e profissionais

Geórgia Santos
Publicado em 27/08/2015 às 20:58Atualizado em 16/12/2022 às 22:36
Compartilhar

Com o tema “Inclusão se conquista com autonomia”, a Apae de Uberaba comemora a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. As atividades serão realizadas até amanhã (28), e ontem foi promovido um fórum sobre o tema com pais de alunos e profissionais da instituição, um momento de debate e sugestões para melhorar a conduta e a autonomia das pessoas com deficiência.

O tema que está sendo debatido na Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla foi escolhido pela Federação Nacional das Apaes, e todas estão promovendo atividades em torno do assunto. Em Uberaba, de acordo com o diretor clínico Alex Abadio Ferreira, baseado neste tema, o trabalho está sendo desenvolvido com os familiares e a comunidade, durante fóruns e palestras. Com alunos estão sendo realizadas atividades internas através do folclore, com foco no tema.

“O debate também está nas ruas. Foi lançada uma camiseta, que está à venda nas ruas, sobre este tema, para que as pessoas se conscientizem da importância de dar autonomia e condição de igualdade às pessoas com deficiência, para que possam realmente ser incluídas na sociedade de forma justa e igualitária”, explica Alex, lembrando que, apesar de as atividades da semana nacional terminarem nesta sexta-feira, a venda de camisetas continua na instituição até o dia 10 de setembro, no valor R$17.

O diretor clínico destaca ainda que este é um tema que sempre está sendo discutido, mas esta foi uma semana especial para debater o assunto, levar à sociedade e ao mercado de trabalho a importância de dar autonomia para pessoa com deficiência. “O fórum com as famílias de alunos foi muito importante, todos puderam sugerir como melhorar a forma de conduta e autonomia da pessoa com deficiência”, finaliza Alex.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por