CIDADE

Municípios discutem pactualização dos serviços e recursos da Saúde

Reunião entre os gestores dos 27 municípios discutem remanejamento da PPI dos serviços de Saúde

Geórgia Santos
Publicado em 27/08/2015 às 09:24Atualizado em 16/12/2022 às 22:36
Compartilhar

Fot Enerson Cleiton

Representando do setor de saúde das cidades da microregião de Uberaba se reuniram na manhã de ontem

Reunião entre gestores dos 27 municípios que compõem a Macrorregião Triângulo Sul discute remanejamento da Programação Pactuada Integrada (PPI) dos serviços de Saúde. Os encontros foram divididos nas microrregiões de Uberaba, Araxá e Frutal/Iturama, sendo que o primeiro foi realizado em Frutal, e na manhã desta quarta-feira (26), aconteceu em Uberaba. A intenção é que os municípios estejam preparados para o período em que haverá a pactualização da Saúde, quando serão solicitados os serviços a serem prestados pelo município polo.

De acordo com o diretor de Auditoria e Regulação em Saúde, Eurípedes Leitão, é preciso reorganizar a assistência e a alocação dos recursos entre os municípios, pois até então Uberaba recebe uma quantia para tratamento de paciente de determinada cidade, mas que não é compatível aos serviços, isto é, a verba repassada era apenas para consultas, mas sempre é preciso outros serviços como exames e tratamentos, que não estão pactuados.

“Essa situação gera déficit ao hospital, que não recebe. Por isso a intenção é reorganizar a alocação orçamentária, para que se otimize o recurso no local em que o paciente será tratado. Estamos promovendo estes encontros nas cidades que representam cada microrregião e os municípios que as compõem também estão presentes, para receber orientação sobre o que deve ser solicitado no momento da pactualização”, explica Eurípedes. 

No mês de setembro, começam as repactuações no site do governo estadual, momento em que os municípios irão reivindicar serviços a serem realizados em Uberaba e, a partir disso, serão enviados os recursos. O banco de dados da PPI/MG é um arquivo que apresenta as informações sobre os pactos de Saúde de média e alta complexidade realizados por todos os municípios do Estado de Minas Gerais. Ele detalha as pactuações e discrimina os valores financeiros, permitindo fácil comparação com bancos de dados de execução dos procedimentos.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por