CIDADE

Gestores de Saúde em Minas discutem sobre o combate e prevenção à dengue

Gestores de diversos municípios estiveram reunidos por três dias, em BH, participando de oficinas sobre o combate à doença

Felipe Madeira
Publicado em 01/08/2015 às 22:18Atualizado em 16/12/2022 às 23:01
Compartilhar

Mesmo fora da época de maior incidência do mosquito transmissor da dengue, Aedes aegypti, gestores de diversos municípios estiveram reunidos por três dias, em Belo Horizonte, participando de oficinas sobre o combate à doença. A ideia foi discutir os eixos de combates e prevenção da proliferação do inseto.

Na avaliação do secretário municipal da Saúde, Marco Túlio Cury, que participou do curso, Uberaba teve baixa incidência da doença se comparada a outras cidades mineiras. “Temos cidades próximas que acumulam em torno de 20 mil casos até hoje. Nós tivemos quase três mil casos e cinco óbitos, mas com pessoas que possuíam quadros de saúde complicados. Nós queremos zerar este índice de óbito e reduzir ainda mais a quantidade de infectados”, pontuou.

Além de analisar o número de ocorrências de todo o Estado, os participantes também discutiram sobre a intensificação do trabalho de prevenção nas cidades. Uma das medidas previstas pelo secretário é a eliminação do transmissor com recursos como o fumacê. “Esta é uma medida utilizada quando o município já encontra com índice alto [de proliferação do mosquito]. Não é um remédio para doença que estamos lançando no ar, mas sim um veneno, ou seja, já temos um mosquito presente no dia a dia”, explica.

Os próximos passos para a redução dos casos de dengue deverão ser voltados ao trabalho com a população. Nesse sentido, a secretaria prepara extensa divulgação para se evitar a água parada. Cury ainda pontuou que, apesar de não haver nenhuma novidade em termos de prevenção, é preciso analisar pontos falhos da crise passada para melhorar a atuação na atual.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por