CIDADE

Assinado termo de cooperação para a preservação ambiental da região

O reconhecimento das necessidades será feito por processo de mapeamento digital georreferenciado da região

Thassiana Macedo
Publicado em 01/08/2015 às 22:16Atualizado em 16/12/2022 às 23:01
Compartilhar

Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sindicato dos Produtores Rurais de Uberaba e as usinas Vale do Tijuco e Delta assinaram ontem o Termo de Cooperação para Desenvolvimento de Boas Práticas Ambientais. Considerando uma malha viária regional composta por 5.500km e que em torno de 4.500km são estradas vicinais, mais de 70% dos produtores ligados ao município de Uberaba serão beneficiados.

Segundo o subsecretário de Meio Ambiente, Marco Túlio Machado Borges Prata, o projeto oficializado pelo termo de cooperação conta com ações voltadas ao saneamento ambiental, visando à substituição das fossas negras pelas fossas sépticas ou biodigestores, à regularização da extração feita das jazidas de cascalho da região e à educação ambiental. Prata ressalta que o termo aborda ainda o cercamento e plantio de mudas, o qual prevê ações de reflorestamento e manejo de áreas de preservação permanente ou reserva legal. Já está em andamento parceria para o plantio de 30 mil mudas.

Outro ponto do projeto é o de manejo adequado de estradas rurais. De acordo com o secretário Ricardo Caetano de Lima, o objetivo desse termo é unir forças visando à recuperação da malha viária rural.

O reconhecimento das necessidades será feito por processo de mapeamento digital georreferenciado da região, o qual vai apontar as áreas mais críticas, além dos pontos cujos problemas já são conhecidos, como a Palestina e o Vale do Tijuco. “As manutenções vão ser programadas para que em alguns anos tenhamos estradas ecológicas dotadas de estrutura que permita o escoamento adequado da produção”, reforça o secretário.

O secretário explica que uma estrada ecológica requer manutenção apenas de dois em dois anos ou de três em três. “As estradas comuns, como as que temos hoje, necessitam de manutenções pelo menos duas vezes ao ano, ou seja, toda vez que chove ou sempre que está muito seco”, destaca.

Para o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, Romeu Borges, a medida é positiva, mas é o primeiro passo em direção ao desenvolvimento com sustentabilidade. “Vão ser feitos trabalhos para conter a erosão e a lixiviação de solo que vai para pequenos mananciais, riachos e nascentes. São estradas antigas e que necessitam de preparo para evitar danos ambientais. É claro que essa parceria ainda terá desdobramentos, porque temos que preservar o ambiente, mas não podemos abrir mão da produtividade que alimenta o país”, informa.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por