CIDADE

Três leitos serão destinados inicialmente ao procedimento

Hoje, o Hospital de Clínicas possui 12 leitos no setor de Onco-hematologia, dos quais três serão destinados ao transplante de medula óssea

Thassiana Macedo
Publicado em 01/08/2015 às 22:07Atualizado em 16/12/2022 às 23:01
Compartilhar

Hoje, o Hospital de Clínicas da UFTM possui 12 leitos no setor de Onco-hematologia, dos quais três serão destinados ao transplante de medula óssea, número passível de ampliação. Inicialmente, o HC vai começar com transplantes autólogos, em que o procedimento é feito com material do próprio doador.

Segundo o médico hematologista do hospital, Hélio Moraes, a demanda para esta modalidade é grande, e tende a aumentar ainda mais, para o tratamento de inúmeras doenças hematológicas. “À medida que começarmos a fazer, certamente pacientes do Triângulo, Alto Paranaíba e sul de Goiás virão para Uberaba”, frisa.

Em dois anos, o serviço e a equipe poderão ser credenciados para também realizar o transplante alogênico, que é quando uma pessoa compatível doa material para o transplante. A medida é tomada porque se trata de um procedimento de maior complexidade.

Desde 2001, o projeto Vida pela Vida já realizou mais de 20.600 coletas de sangue em Uberaba para compor o Cadastro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome).

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por