CIDADE

Secretaria de Saúde já inicia mobilização preventiva à dengue

Marco Túlio Cury pontuou o trabalho de prevenção e prevê a eliminação de medidas como o fumacê

Publicado em 31/07/2015 às 14:36Atualizado em 16/12/2022 às 23:02
Compartilhar

Dengue já mobiliza secretarias mineiras de saúde. Mesmo fora da época de maior incidência da doença, gestores de diversos municípios estiveram por três dias na capital mineira, Belo Horizonte, em uma oficina de combate à dengue. A ideia foi discutir os eixos de combates e prevenção da proliferação do mosquito transmissor, o Aedes aegypti.

Na avaliação do secretário municipal da saúde, Marco Túlio Cury, que esteve na capital durante o curso, Uberaba teve baixa incidência da doença se comparada a outras cidades mineiras. “Temos cidades próximas que acumulam em torno de 20 mil casos até hoje. Nós tivemos quase 3 mil casos e cinco óbitos, mas com pessoas que possuíam um quadro de saúde complicado. Nós queremos zerar este índice de óbito e reduzir ainda mais a quantidade de infectados”, pontuou.

Além de explorar o número de incidências de todo o estado, as representatividades também discutiram acerca da intensificação do trabalho de prevenção na cidade. Uma das medidas previstas pelo secretário é a eliminação de recursos como o fumacê. “Esta é uma medida utilizada quando o município já encontra um indicie alto [de proliferação do mosquito]. Não é um remédio para doença que estamos lançando no ar, mas sim um veneno, ou seja, já temos um mosquito presente no dia-a-dia”, explica.

Os próximos passos para a erradicação da dengue deverão ser voltados ao trabalho com a população. Nesse sentido, a secretaria prepara extensa divulgação para se evitar a água parada. Cury ainda pontuou que, apesar de não haver nenhuma novidade em termos de prevenção, é preciso analisar pontos falhos da crise passada para melhorar a atuação na atual.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por