CIDADE

Site com informações pessoais é considerado ilegal pelo Procon

De acordo com Cláudia Feres, chefe de Departamento de Contencioso do Procon, o Tudo Sobre Todos não é novidade, pois este ano outro site semelhante saiu do ar

Thassiana Macedo
Publicado em 30/07/2015 às 16:52Atualizado em 16/12/2022 às 23:03
Compartilhar

Página do site "Tudo Sobre Todos", que teve parte tirada do ar, mas ainda mantém acesso a informações mediante pagamentos de créditos

O site “Tudo Sobre Todos”, que gerou diversos questionamentos nos últimos dias por divulgar informações de pessoas físicas sem autorização, como CPF, endereço e até mesmo nomes de vizinhos, saiu do ar para parte dos usuários e está sob análise do Ministério Público Federal (MPF). Segundo a Fundação Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), a prática é ilegal em razão da violação de dados sigilosos.

De acordo com Cláudia Feres, chefe de Departamento de Contencioso do Procon, o “Tudo Sobre Todos” não é novidade, pois este ano outro site semelhante saiu do ar. “Conhecido como “Nomes Brasil”, o MPF o retirou do ar em maio porque ele divulgava os CPFs de pessoas físicas com facilidade assustadora. Agora, tivemos a surpresa com o “Tudo Sobre Todos”, que reúne informações pessoais de brasileiros, e os detalhes das pesquisas são impressionantes, por ser muito precisos”, explica.

A advogada arrisca dizer que estas informações estariam a serviço de grandes empresas que as utilizam para vender ou cobrar serviços. “Temos notícia no Procon de empresas ‘conceituadas’ que ligam para os filhos de consumidores e até mesmo para vizinhos para pedir informação sobre que hora e local para se fazer determinada cobrança. Ou seja, algumas usam estes dados para inibir e constranger o consumidor, especialmente o devedor”, avalia.

Cláudia destaca que o Ministério Público Federal já está investigando o endereço, mesmo os sítios estando localizados na África e na Suécia, sendo que parte do site já foi retirada do ar e por isso alguns usuários não estão mais conseguindo acessá-lo. “O que mais chama a atenção é que estas informações chegam por meio da compra de créditos. O internauta compra créditos através de um cartão e quanto mais créditos ele comprar, mais informações ele recebe”, alerta.

Desde 2014, a Lei nº 12.965, conhecida como Marco Civil da Internet, estabelece regras para o uso da internet no Brasil, trazendo o direito à intimidade, privacidade e ao sigilo de informações de toda pessoa física. “Em relação à manutenção de bancos de dados, como ocorre no “Tudo Sobre Todos”, que traz até informações bancárias, o artigo 43 do próprio Código de Defesa do Consumidor já estabelece que sempre o banco de dados pertence ao consumidor, tendo direito de informar, alterar ou retirar as informações dos cadastros”, informa Cláudia.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por