CIDADE

Parar em fila dupla na porta de escolas configura infração

Pais e motoristas têm reclamado dos riscos e das dificuldades causadas pela parada em fila dupla na porta das escolas

Thassiana Macedo
Publicado em 05/07/2015 às 13:41Atualizado em 16/12/2022 às 23:26
Compartilhar

Pais e motoristas têm reclamado dos riscos e das dificuldades causadas pela parada em fila dupla na porta das escolas da cidade. Embora seja um procedimento muito comum, é classificado como infração pelo Código de Trânsito Brasileiro. A Secretaria de Defesa Social, Trânsito e Transporte afirma que realiza ações de educação rotineiras para mudar essa conduta.

De acordo com leitor que preferiu identificar-se apenas como Bruno, todos os dias ele enfrenta dificuldades para buscar a filha na escola, localizada no bairro Santa Maria. “Quando chego para buscá-la, há motoristas que param no meio da rua, descem do carro e vão até a escola para pegar as crianças. E isso acontece nos dois sentidos da avenida. A Guarda Municipal deveria estar lá para controlar o trânsito e dar educação a esse povo”, conta.

Ainda segundo Bruno, o problema não seria a falta de estacionamento, mas a desorganização de alguns pais, que estacionam no meio da rua, o que vem atrapalhando não só os outros pais que também precisam pegar crianças, mas também os motoristas que transitam pela via sem ter relação com a escola. “Certo dia, tinha um motorista atrás de mim, que não tinha nada a ver com a escola, e começou a buzinar e reclamar. Quando apareceu uma vaga, eu estacionei e o cidadão deu uma arrancada e saiu cantando pneu, o que é muito perigoso. E se tivesse um pai de família com a criança atravessando a rua? Qualquer hora isso pode causar um acidente”, alerta.

Questionada sobre o assunto, a Secretaria de Defesa Social, Trânsito e Transporte esclarece que faz ações rotineiras de educação para o trânsito com equipe destacada exclusivamente para isso e informa que a parada em fila dupla configura infração. O setor responsável ressalta que há uma relativa tolerância por entendimento de que os pais, com múltiplos afazeres, tentam ganhar tempo quando não estacionam e caminham até a porta da escola. Sobretudo onde o procedimento não provoca interrupção de tráfego e nem gera situação de insegurança aos pedestres que transitam no local.

No entanto, a secretaria alerta que o ideal seria que as escolas disponibilizassem áreas para o embarque e desembarque, a exemplo do que estão procurando fazer os estabelecimentos comerciais. Em nota, a pasta ressalta que o descumprimento das normas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) causa transtornos, muitas vezes provocando reações de intolerância e até discussões. Neste sentido, a Secretaria de Defesa Social afirma que buscará, com escolas e pais, uma solução adequada, pois o município prefere não ter que multar a população.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por