CIDADE

Crea Minas deflagra fiscalização contra exercício irregular da profissão de geógrafo

As possibilidades de atuação deste profissional, tanto no bacharelado quanto na licenciatura, têm gerado um conflito

Geórgia Santos
Publicado em 04/07/2015 às 20:58Atualizado em 16/12/2022 às 23:27
Compartilhar

Crea Minas realiza processo de fiscalização sobre a atuação de geógrafo em todo o Estado. As possibilidades de atuação deste profissional, tanto no bacharelado quanto na licenciatura, têm gerado um conflito na atribuição de cada segmento. Diante dos riscos, será promovido trabalho cujo principal objetivo é a orientação. Os fiscais serão treinados para isso.

A prática técnica, que promove atividades como análises socioeconômicas, geomarketing, planejamento urbano e rural, zoneamento econômico-ecológico, atuação na área ambiental e geoprocessamento, é restrita ao profissional bacharel. No que se refere aos licenciados, as atribuições são voltadas para a educação. Porém, alguns atuam de forma irregular no mercado, entre eles os licenciados em geografia, exercendo funções técnicas e bacharéis que não possuem a carteira profissional.

“Isso é um risco, tanto para o licenciado, que não tem a formação técnica necessária para realizar estas atividades, como para o bacharel, que não possui registro no Crea. O resultado do trabalho fica comprometido”, conta a presidente da Associação de Profissionais Geógrafos de Minas Gerais, Grazielle Carvalho, destacando que hoje existem cerca de 1.300 geógrafos registrados no conselho. Por isso, a maioria dos profissionais não possui registro e atua no mercado de forma ilegal, o que é uma preocupação.

Para evitar a atividade ilegal da profissão, o Crea Minas vai iniciar um processo de fiscalização em todo o Estado com o objetivo de orientar estes profissionais. “A atual gestação do Crea vem promovendo essa fiscalização em todos os segmentos de forma mais assídua. Começamos pelo agronegócio e agora vamos também fiscalizar a ação dos geógrafos, pois verificamos que muitos licenciados estão atuando como bacharéis”, explica o diretor técnico e de Fiscalização do Crea Minas, Marcos Gervásio. Portanto, esse trabalho deverá ser promovido em empresas e órgãos públicos, mas, antes disso, os fiscais de todas as regionais serão treinados, inclusive os de Uberaba. “Depois que todos estiverem prontos, começamos a fiscalização na prática”, finaliza.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por