CIDADE

Professores comemoram sanção da lei que garante o piso nacional em Minas

Professores da rede estadual comemoram sanção de lei que assegura o pagamento do piso nacional à categoria em Minas

Geórgia Santos
Publicado em 02/07/2015 às 22:37Atualizado em 16/12/2022 às 23:28
Compartilhar

Professores da rede estadual comemoram sanção de lei que assegura o pagamento do piso salarial nacional à categoria em Minas, mas esperam que o acordo com governo seja seguido. A lei foi sancionada pelo governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, na terça-feira (30).

A nova lei é fruto do acordo assinado em maio entre o Estado e representantes dos trabalhadores da Educação e garante o pagamento, até 2017, do piso nacional, além de outras vantagens, como o reajuste anual dos vencimentos, seguindo a atualização do piso nacional, e o descongelamento das carreiras, com a retomada das promoções.

“Estamos satisfeitos pela sanção desta lei, é um avanço histórico, pois há 12 anos pedimos pelo pagamento do piso salarial. Com a lei, a educação terá mais qualidade, porém a luta continua, temos outras reivindicações e, neste momento, a categoria espera que seja aplicado o aumento acordado com o governo, que já seria incluído no pagamento do mês de julho”, explica a coordenadora do Sind-UTE, Maria Helena Gabriel.

Maria Helena explica que, na lei, o governo se compromete a realizar correção total de 31,78% em três anos, até perfazer o piso, portanto, os professores vão receber o piso, de fato, em 2018, no valor que estiver sendo praticado no período. “Assim que receberem o holerite, os trabalhadores devem confirmar se o reajuste desse ano, que será de 13,06%, foi aplicado. Sendo que no ano que vem será de 8% e em 2017, de 7,72%. E a partir de 2018 o piso começa a ser pago, contudo, é importante destacar que o valor do salário acompanha a atualização do piso nacional. Sem dúvida, são avanços significativos, mas espero que sejam aplicados”, explica.

Contudo, vale ressaltar que durante evento na Assembleia Legislativa o governador disse que este “é um mérito da sociedade mineira, demoramos muito para chegar e não vamos errar”, afirma.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por