CIDADE

Grupo organiza protesto contra retirada das árvores no Abadia

Secretário de Meio Ambiente diz que estará presente na manifestação marcada para hoje, às 12h, nas imediações do Hospital de Clínicas

Felipe Madeira
Publicado em 02/07/2015 às 08:10Atualizado em 16/12/2022 às 23:28
Compartilhar

Foto/Fernanda Borges

Já se arrasta por mais de um mês a polêmica que envolve a questão da "repaginação" da avenida Getúlio Guaritá, que implicaria no corte de árvores

Moradores, comerciantes, trabalhadores e estudantes da região da avenida Getúlio Guaritá, no bairro Abadia, vão se reunir para manifestação, no início da tarde desta quinta-feira, em defesa das árvores existentes na via. A manifestação está marcada para começar às 12 horas.

Um grupo organizado no Facebook, intitulado “Contra a retirada das árvores”, já conta com quase 500 participantes ativos. Por meio da rede social, os participantes organizam o movimento, buscando evitar o corte das árvores, plantadas na avenida há aproximadamente 35 anos.

A universitária Cristielle Moreira, que faz parte da organização do protesto, explica que a causa dos problemas não são as árvores, mas sim a ineficiência do poder público em ações de segurança e preservação do local. “São cuidados que a Prefeitura deve ter regularmente com a região, mas não está tendo. Não é só aquela rua, é a região toda que não é olhada, até mesmo onde não tem árvores”, disse.

Cristielle critica, ainda, a forma autoritária como tem sido conduzida a questão. Isto porque, segundo a estudante, o secretário titular da pasta de Meio Ambiente, Ricardo Lima, teria recusado atendimento ao grupo. Além disso, ela denuncia que a enquete on-line foi proposta de forma tendenciosa. “Eles (Semat) fizeram uma introdução apontando só os problemas. Muitos não condizem com a verdade e as perguntas foram feitas com o intuito de evitar a participação popular, uma vez que eles não explicam o que é repaginação ou revitalização”, esclarece.

Além de manifestação, haverá coleta de assinaturas para nota de repúdio, exibição de vídeo e dinâmicas com as árvores.

Procurada, a assessoria de comunicação da Prefeitura informou que o secretário confirmou presença e estará na manifestação, sem, contudo, se manifestar sobre as críticas tecidas pela estudante, representando o grupo de moradores. Ainda de acordo com a nota oficial, será marcada audiência pública para ainda este mês discutir o assunto.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por